Jogo competitivo

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Um campo de batalha na Badlands em uma partida competitiva padrão.

Jogo Competitivo se refere em jogos organizados feitos para a diversão pelo meio de competições com habilidades, trabalho em equipe praticado, e auto-aprimoramento, especialmente em um campeonato.Existem 2 formatos competitivos principais em TF2 - 6v6 (normalmente referido a '6s') e Highlander (normalmente referido a 'HL').

Formato

Veja também: Formato competitivo padrão

Todos os jogos competitivos tem em comum:

  • Os membros da equipe são escolhidos antes do jogo começar.
  • Os jogadores usam a comunicação vocal para rapidamente fornecer informações.
  • Ambos os times possuem a mesma contagem pré-determinada de jogadores.

Além destas, existem muitas diferenças entre várias ligas, temporadas, e as comunidades. Dito isto, a maioria dos jogos competitivos deTF2 seguem o formato competitivo padrão, que tem limites de classe, 6 jogadores por equipe e certas configurações do jogo que tentam incentivar a equidade e reduzir o impacto do acaso. Todas as principais ligas TF2 e comunidades PUG seguir o formato competitivo padrão, embora cada um tenha variações sobre regras específicas. Algumas ligas menores executam os formatos mais especializados, tais como Highlander, onde cada equipe usa sempre um de cada classe. O Payload também é um modo que deveria ter mais foco em seus mapas, como Upward ou Badwater Basin - ou o modo Rei do pedaço, mapas como Ashville ou Lakeside.

O cenário competitivo favorece mapas com 5-Pontos de Controle, como Badlands e Granary, e [Gullywash/pt-br|Gullywash]]. mapas não oficiais também são usados, como Snakewater ou Process.Outros formatos de mapas como Ataque\Defesa, Rei do Pedaço e Capture a bandeira são usados ocasionalmente; mapas como Gravel Pit, Viaduct e Turbine sendo o mais normal.


Dinâmicas

Artigo principal: Dinâmicas Competitivas
Veja também: Category:Competitive/pt-br

Padrões e protocolos surgiram a partir do formatos e cenários únicos dos jogos competitivos, levando a um conjunto de dinâmicas de jogo distintas dos jogos não competitivo. Veja dinâmica competitiva.

Classes

Veja também: escalação de time de jogos competitivos padrões e Category:Classes (competitive)/pt-br

As classes são usadas um pouco diferente no jogo competitivo padrão do que em jogos públicos. Os menores tamanhos de equipe, uma maior coordenação, os limites de classe, e abstendo-se de mapas próprios para tartarugar resultam em classes que estão sendo utilizadas em diferentes momentos, por diferentes razões e com durações diferentes do que se poderia, exceto em um jogo típico de TF2 público. Por esta razão, existe uma versão competitiva do artigo de cada classe:

Scout
Leaderboard class scout.png
Soldier
Leaderboard class soldier.png
Pyro
Leaderboard class pyro.png
Demoman
Leaderboard class demoman.png
Heavy
Leaderboard class heavy.png
Engineer
Leaderboard class engineer.png
Medic
Leaderboard class medic.png
Sniper
Leaderboard class sniper.png
Spy
Leaderboard class spy.png

Mapas

A maior parte do jogo competitivo é feito em mapas de 5-cp, embora existam exceções, as vezes, existe (principalmente Gravel Pit, Turbine e Viaduct). Nestes mapas, o formato padrão e escalação causaram estratégias e táticas de forma única para o TF2 competitivo. Você pode ler mais sobre eles no artigo competitivo de cada mapa:

Organizações

Européias ou mundiais

Norte-Americanas

Européias

Asiáticas

Oceânicas

Exclusivas a um país


Cada um desses campeonatos, executam principalmente o formato competitivo padrão, porém alguns hospedam Highlander, competições 7v7 e 1v1. CommFT e VanillaTF2 são portais bastante conhecidos que postam eventos atuais para o cenário competitivo do TF2 na América do Norte e Europa, respectivamente. Outro lugar popular para os norte-americanos discussão TF2 competitivo e compartilhamento de demos é o GotFrag.

Leia Também

  • Se você estiver interessado em alguma liga competitiva e não sabe por onde começar, guias podem ser achados aqui. (Favor notar que ambos os guias estão escritos na língua inglesa)