Valve Antitrapaça

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Mensagem exibida para um cliente banido pelo VAC.

O Valve Antitrapaça (Valve Anti-Cheat), abreviado como VAC, é um sistema antitrapaça desenvolvido pela Valve Corporation como um componente da plataforma de desenvolvimento de jogos Steam.

Aqueles que são banidos pelo VAC não podem entrar em um servidor protegido por VAC. No entanto, isso só se aplica ao motor que o jogo usa. Por exemplo, se você for banido em Counter-Strike ou Half-Life, somente os jogos que usam o motor GoldSource serão afetados. Você ainda pode jogar e se conectar a servidores seguros em jogos que não usam o mesmo motor. No passado, aqueles que eram banidos pelo VAC tinham todos os itens não comprados excluídos de suas mochilas. Na versão atual do Team Fortress 2, usuários que são banidos pelo VAC não perdem nenhum item de suas mochilas. No entanto, todos os itens estão presos dentro de suas mochilas e não podem ser trocados nem anunciados no Mercado da Comunidade Steam. Esses usuários ainda são capazes de comprar itens da Loja Mann Co., e usar esses itens livremente. Jogadores banidos pelo VAC ainda são capazes de jogar em todos os servidores não protegidos por VAC em qualquer jogo afetado pelo banimento.

O VAC tem várias versões. Por exemplo, o Team Fortress 2 usa a versão NN. O VAC é baseado em módulos. A maioria dos clientes só vê uma fração de todos os módulos do sistema.

Não é possível recorrer a banimentos VAC. Caso seja determinado posteriormente que o sistema estava funcionando de forma incorreta, os banimentos serão revertidos automaticamente.

Assim como qualquer antitrapaça, o VAC não é perfeito. Alguns hacks podem ser capazes de funcionar através de aberturas, mesmo que por um tempo. Uma vez que o VAC tenha detectado um usuário trapaceando, pode levar de alguns dias até alguns meses para que o usuário seja banido de servidores seguros. Isso é feito para evitar que o desenvolvedor que fez o hack consiga apontar a causa exata do banimento. Além disso, o VAC funciona de forma diferente em máquinas Linux, tornando-o muito menos eficaz e facilmente contornável. A Valve não falou sobre qualquer correção para isso até o momento. Mas em uma sessão de perguntas e respostas recente com o diretor executivo da Valve, Gabe Newell, foi dito que o Valve Antitrapaça é uma das coisas que eles estarão trabalhando em aperfeiçoar no futuro.

Veja também