Cloak/pt

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
O Spy a camuflar-se.
Peek-a-boo!
O Spy a fazer um ataque surpresa

Camuflagem, ou camuflar, é uma habilidade exclusiva do Spy que é influenciada pelo Relógio de Camuflagem, Capa e Punhal, Toque da Morte, e Relógio do Entusiasta. A camuflagem faz com que o Spy consiga ficar invisível, de acordo com o relógio usado, permitindo-lhe passar despercebido pelas linhas defensivas do inimigo ou fugir de um ataque. Enquanto está camuflado o Spy não pode atacar.

Atributos Gerais

Enquanto camuflar retira a habilidade de atacar, o Spy mantém a capacidade de usar o Kit de Disfarce. Disfarçar enquanto camuflado faz com que as partículas de tinta da camuflagem desapareçam , possibilitando uma mudança de disfarces indetetável. Tendo em consideração que isto só resulta quando completamente camuflado. Enquanto camuflado, O Spy é completamente invisível para os inimigos. Os colegas de equipa do Spy conseguem vê-lo numa silhueta semi-transparente da cor da respetiva equipa. Isto possibilita a verificação da existência de vigilância por parte de um Spy e o planeamento de movimentos futuros.

Um Spy BLU a ir contra um Sniper RED revelando a silhueta de camuflagem.

Ir contra ou "dar um encontrão" a um inimigo faz com que a silhueta de camuflagem do Spy se torne visível para ambas as equipas. Essa silhueta será visível durante mais 0.5 segundos quando o Saharan Spy set está equipado. Durante o efeito inicial do Toque da Morte, ir contra um inimigo não produz qualquer silhueta.

Spies camuflados não produzem a maior parte dos sons produzidos regularmente, como respostas automáticas (ex: gritos quando atingido por uma bala) e passos. Comandos de voz e algumas respostas ocorrem independentemente de o Spy estar camuflado ou não. Efeitos especiais tais como partículas provenientes de chapéus são escondidos. Quando um Spy camuflado é atingido por armas que causam efeitos especiais, como Jaraté, Leite, Sangramento, e Fogo, Os efeitos serão aplicados normalmente, tornando a camuflagem ineficaz. Da mesma forma, emergir da Água faz com que o Spy fique a pingar água até quando camuflado, e cair de uma certa altura também produz partículas de sangue e um barulho fácil de distinguir.

Quando retirada a camuflagem, O Spy faz um som único e aparecerá com uma silhueta da cor da equipa do mesmo, independentemente do disfarce, antes de ficar completamente visível. Por causa disto, é aconselhável tirar a camuflagem longe de inimigos.

Cada relógio mostra a sua barra de camuflagem no modelo de arma visto pelo jogador. A Barra também é visível no HUD.

Enquanto Camuflado, até numa posição de facada nas costas válida, o Spy não levantará a sua Faca.

O Spy não pode camuflar-se sem esperar 0.5 segundos depois de esfaquear alguém nas costas; contudo, o Spy pode imediatamente camuflar-se depois de usar o Sapador ou disparar o seu Revólver.

Camuflar usando o Toque da Morte é quase instantâneo, os outros relógios demoram aproximadamente um segundo. Retirar a camuflagem demora 2 segundos para todos os relógios.

Estratégia

Ver também: Spy Basic Strategy/pt

A estratégia usada em batalha depende do relógio currentemente equipado. Adicionalmente, o inimigo pode alterar o seu comportamento em batalha de acordo com o relógio usado por um Spy inimigo. Portanto um Spy deve ser versátil e ser capaz de usar todos os seus relógios com competência.

Relógio de Camuflagem

O Relógio de Camuflagem é o relógio default do Spy.
Artigo principal: Invisibility Watch/pt

Com o Relógio de Camuflagem, o relógio default no loadout do Spy, e o Relógio do Entusiasta, uma variante promocional, o Spy pode camuflar-se durante 9 segundos, durante esse tempo o Spy pode infiltrar-se nas linhas defensivas do inimigo, por rotas com Sentry Guns, ou de inimigos quando uma fuga é necessária. Agarrar Munições na forma de caixas de ferramentas ou armas caídas vai encher a barra de camuflagem. Memorizar sítios onde hajam munições, portanto, é uma ação importante para jogadores que pretendem ficar camuflados durante longos períodos de tempo. Um Dispenser de ambas as equipas enche a barra de Cloak, até quando o Spy está camuflado. Cuidado tem de ser tomado, porque, para usar um Dispenser inimigo é necessário um disfarce adequado, e o Spy pode ser descoberto se for contra um Engineer a recuperar metal ou qualquer outra classe a restaurar vida.

Tirar a camuflagem produz um som único que pode fácilmente ser ouvido se demasiado perto de um inimigo. Spies experientes sabem que se deve tirar a camuflagem num sítio isolado, de preferência com um disfarce apropriado, de forma a evitar inimigos que possam ir á procura de um Spy assim que oiçam o som do removimento da camuflagem. Qualquer pessoa a usar o Saharan Spy set terá, um som praticamente inaudível quando retirada a camuflagem.

Enquanto camuflado, O Spy move-se á sua velocidade habitual quando camuflado, mesmo que esteja disfarçado de uma classe com uma velocidade diferente.

A melhor classe para contra-atacar um Spy camuflado é o Pyro. Se incendiado o Spy ficará visível e terá como uma "aura" da cor da sua equipa á sua volta. Um Spy camuflado deve evitar a todo custo um Pyro; se for contra um, o Pyro provavelmente começará a fazer Spycheck nesse sítio, dificultando uma fuga por parte do Spy.


Capa e Punhal

A bateria da Capa e Punhal é restaurada quando o Spy está parado, a mover-se lentamente ou está sem camuflagem.
Artigo principal: Cloak and Dagger/pt

A Capa e Punhal é uma alternativa ao Relógio de Camuflagem. A sua camuflagem dura 6.2 segundos quando o Spy corre, e a sua bateria não pode ser restaurada por apanhar caixas de munição. A bateria é restaurada quando o Spy está parado, a mover-se lentamente ou está sem camuflagem ativa.

Devido á sua natureza de recarga, um Spy com este relógio fará a sua espionagem parado. Objetos no mapa como caixas e cantos dão um ponto estratégico para o Spy dar informação á sua equipa. Adicionalmente, essas áreas servem para destruir construções inimigas ou esfaquear nas costas uma classe lenta e que esteja distraída. Assim que o Spy assassinar alguém rapidamente, pode voltar para o seu ponto de vantagem, e esperar por outra potencial vítima. Isto pode "cortar" áreas com grande tráfico inimigo, mas o inimigo será mais atento quando passar por essas áreas, ou até pedir a um Pyro para procurar o Spy; se isso acontecer, o jogador deve procurar outro sítio para se esconder.

Quando a bateria se esgotar, o Spy NÃO irá pôr o relógio de parte e retirar a camuflagem; em vez disso, o Spy apresentará uma silhueta da cor da sua equipa, uma silhueta semelhante a quando se vai contra o inimigo. Parar qualquer movimento fará a camuflagem completa continuar, mas é muito provável que um inimigo que tenha visto a silhueta ataque.

Um Spy agachado e a andar ficará sem bateria depois de muito mais tempo do que um Spy a correr. Enquanto isso significa que o Spy será muito mais lento, também conseguirá andar distâncias maiores; a camuflagem permanecerá ativa durante um minuto (10 vezes mais, comparado a um Spy a correr) quando o Spy estiver agachado e a andar, o que pode ser uma boa comparação dado que agachar e andar só reduz o movimento 1/3. No total, agachar e andar permiterá andar 1/3 mais longe enquanto camuflado, o que pode salvar a vida a um Spy se não houver nenhum sítio onde se possa restaurar a bateria do relógio em segurança.


Toque da Morte

O Toque da Morte permite ao Spy fingir a sua própria morte.
Artigo principal: Dead Ringer/pt

O Toque da morte é único a camuflar. Não produz qualquer camuflagem quando aberto, só ficando num estado de "pronto". Em vez disso, quando o relógio está aberto, e o Spy é danificado, quer seja por um inimigo ou pelo ambiente em si, o Spy deixará cair um corpo falso, aparecerá uma notificação de morte falsa, e o Spy estará camuflado durante 6.5 segundos. Durante os primeiros 6.5 segundos de camuflagem, qualquer ataque ao Spy só fará 10% do dano normal(potencialmente salvando o Spy de morrer por facada nas costas ou headshot), e não irá produzir qualquer silhueta quando o Spy é atacado ou forem-lhe contra.

O corpo falso depende da classe que o Spy estava disfarçado quando "morreu". Deixar cair um cadáver de um colega de equipa, portanto, irá permitir ao Spy passar por linhas inimigas sem levantar suspeitas. É de referir que por vezes o corpo fica um bocadinho bugado e jogadores experientes podem reparar nisso, esses mesmos que podem alertar a sua equipa que um Spy com o Toque da Morte está próximo. Ativar o Toque da Morte com um ataque fraco (como um só tiro de pistola) pode levantar suspeitas. 0s jogadores portanto devem esperar um bocadinho para ativar o Toque da Morte quando continuamente atacados. Isto não se aplica a Snipers competentes, armadilhas de Bombas-Adesivas ou ataques críticos.

Spies com o Toque da Morte podem recarregar a bateria do relógio por apanhar munições ou estar perto de um Dispenser, mas a uma taxa de restauração menor que o Relógio de Camuflagem. Depois dos primeiros 6.5 segundos de camuflagem, o Toque da Morte começará a funcionar como os outros relógios, revelando uma silhueta quando houver contato físico com um inimigo. Correr através do mapa com a camuflagem do Toque da Morte é tão arricasco como fazer o mesmo com o Relógio de Camuflagem, exceto se os 6.5 segundos iniciais forem prolongados . Um Dispenser a nível 3 consegue carregar a bateria ao Toque da Morte numa questão de sgundos, permitindo uma camuflagem muito longa quando próximo de um sítio de construção de um Engineer.

A maior disvantagem do Toque da Morte é o som muito alto e fácil de distinguir que produz quando retirada a camuflagem; contudo, usar o Saharan Spy Set vai "completamente" silenciar esse mesmo som, mas o utilizador do Toque da Morte ainda ouvirá um som muito silencioso. Independentemente, os jogadores devem na mesma procurar um sítio seguro para retirar a camuflagem. Se o Toque da Morte for ouvido, os inimigos poderão começar a procurar o Spy. Dado que o relógio demora muito a recarregar, retirar a camuflagem longe de inimigos é uma prioridade se o Spy quiser permanecer vivo.

Apesar do Toque da Morte não produzir silhueta em contato, o Fogo ainda produz o seu efeito habitual. A redução de dano, contudo, pode permitir ao jogador procurar água e extinguir o Fogo, evitando a morte. Pyros atentos podem continuar a perseguir o Spy mesmo depois dele ser queimado, tornando a fuga mais difícil. Caso haja um Pyro a rondar a área á volta da água, podem considerar ficar camuflados na água até o Pyro ir embora. Disparar contra o Pyro é uma opção viável, dado que o Lança-Chamas do Pyro não é eficaz na água. Por outro lado, "guiar" o Pyro até uma Sentry Gun da equipa do Spy ou um companheiro pode também ser eficaz. Se o Spy tiver um efeito de Jaraté ou Leite antes de "morrer", esse efeito não vai desaparecer com a morte falsa do Spy.

A primeira duração da camuflagem do Toque da Morte pode ser útil para proteger companheiros de equipa, ou bloquear inimigos. Com 90% de redução de dano, o jogador pode prevenir um inimigo Sobrecarregado de avançar, ou absorver dano direcionado a um companheiro de equipa.

Além ser uma habitual ferramenta de espionagem, o Toque da Morte pode ser usado para provocar paranóia no inimigo. Fazer uma morte falsa óbvia pode fazer os inimigos gastar o seu tempo a fazer Spycheck mais regularmente, possivelmente causando um Medic a gastar a sua SobreCarga com medo de ser esfaqueado nas costas. Isto dá uma oportunidade de os companheiros do Spy avançarem sobre o seu comando, ou esperar que a SobreCarga do inimigo se gaste.


Proezas Relacionadas

Artigo principal: Achievements/pt

Leaderboard class pyro.png Pyro

Ignição Espontânea
Ignição Espontânea
Incendeia 10 Spies camuflados.


Leaderboard class demoman.png Demoman

Shorn Connery
Shorn Connery
Decapite um Spy disfarçado.


Leaderboard class heavy.png Heavy

Materialismo espialético
Materialismo espialético
Mate ou ajude a matar 10 Spies camuflados.


Leaderboard class engineer.png Engineer

Motor de busca
Motor de busca
Mata 3 Spies camuflados com uma arma sentinela sob controlo da tua Wrangler.


Leaderboard class sniper.png Sniper

Transição súbita
Transição súbita
Utilize o Jarate para desvendar um Spy disfarçado.


Matar a Brisa
Matar a Brisa
Mate um Spy totalmente invisível com um único tiro.


Leaderboard class spy.png Spy

Espião Não Fora De Jogo
Espião Não Fora De Jogo
Sobrevive 30 segundos depois de teres sido incendiado enquanto camuflado.


Spies como nós
Spies como nós
Enquanto disfarçado, acerte num Spy inimigo camuflado.


História de Updates

Atualização de 9 de Outubro de 2007
  • Spies já não podem fazer reload dos seus revólveres enquanto camuflados.

Atualização de 25 de Outubro de 2007

  • Arranjado o debatimento da camuflagem quando é retirada automaticamente.

Atualização de 20 de Dezembro de 2007

  • Arranjada a visão de primeira pessoa que não mostrava a bateria restante no relógio corretamente.

Atualização de 21 de Dezembro de 2007

  • Arranjada a divulgação de conclusão de proezas por parte de um Spy camuflado/disfarçado.

Atualização de 31 de Dezembro de 2007

  • Removido um rendering obscuro que permitia fazer um Spy camuflado completamente negro.

Atualização de 29 de Abril de 2008 (Gold Rush Update)

  • Removido o efeito de um Teleporter aparecer num Spy camuflado/disfarçado.

Atualização de 11 de Dezembro de 2008

  • Spies são agora capazes de recarregar a bateria de um relógio apanhando caixas de munições.

Atualização de 15 de Dezembro de 2008

  • Arranjado o efeito de particulas de Sobrecura a aparecer incorretamente num Spy camuflado/disfarçado.

Atualização de 28 de Janeiro de 2009

  • Arranjado um raio de particulas presentes num Spy camuflado quando perto de um Dispenser.

Atualização de 2 de Fevereiro de 2009

  • Spies camuflados já não conseguem apanhar a Intelligence.

Atualização de 8 de Junho de 2009

  • Arranjado um bug que fazia Spies que retiravam a sua camuflagem enquanto mudar de arma camuflarem-se automaticamente.

Atualização de 13 de Agosto de 2009

  • Spies camuflados numa posição de facada nas costas já não levantam a sua faca.

Atualização de 7 de Maio de 2010

  • Arranjado um bug que deixava os jogadores ver Spies totalmente camuflados.

Atualização de 19 de Maio de 2010

  • Arranjado um bug em que o Spy provocava e camuflava-se ao mesmo tempo.

Atualização de 11 de Junho de 2012

  • Arranjado um bug em que um Spy camuflado não mostrava as particulas corretas quando a usar as Meias-Calças do Texas e o Algo Especial para Alguém Especial

Trivia

  • A camuflagem foi inventada por Australianos aproximadamente em 1850.[1]

Veja também