Modas da Comunidade

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Moda/Meme do Demopan
Gentlemen.
O Spy

O Team Fortress 2 e sua comunidade são responsáveis por uma grande variedade de fads (modas). Fads são, por definição, "qualquer forma ou comportamento que desenvolve dentro de uma população grande e é coletivamente seguido com entusiasmo por um período..."[1] O meio usado para criar fads não precisa ser o Team Fortress 2 em si, mas também o Garry's Mod e o Source Filmmaker. Estes são alguns dos meios mais frequentes de criar modas do Team Fortress 2.

Alguns das modas mais conhecidas se tornaram memes de internet, que são definidos como "ideias ou conceitos que alcancem popularidade online" (inglês).

Modas achadas no jogo

Crazy Legs

Hey, olha pra mim, Mãe!

As Crazy Legs ("Pernas Malucas") existem desde de que o Team Fortress 2 foi lançado. Crazy Legs existe como um bug que afeta as pernas do Scout ao agachar e pular duas vezes ao mesmo tempo, transformando-as em algo que tem sido descrito como "duas tiras de bacon cru juntas em um túnel de vento". Como resultado, as Crazy Legs também são chamadas de Bacon Legs (Pernas de Bacon). O efeito é visível em terceira pessoa, e tem mais chance de ocorrer quando em terceira pessoa como o Civilian.

Oficialmente, o erro foi corrigido na Atualização de 13 de janeiro de 2010. Entretanto, Crazy Legs permanece no jogo, embora os efeitos sejam menos drasticamente evidentes do que antes da correção. Ocasionalmente, o fenômeno foi visto por jogadores de forma tão severa quanto era antes de ser supostamente corrigido.

Crazy Legs na verdade ganhou fama o bastante para ter ganho uma história e reconhecimento no Blog do TF2. (inglês)

Em Scream Fortress 2014, um item cosmético chamado Pernas Loucas foi adicionado ao jogo. Ele pode ser uma referência a esta moda.

Um "Bird Scout" com Crazy Legs no topo de Snakewater.

Bird Scout

Da Atualização de 28 de março de 2018 até a Atualização de 29 de março de 2018, Crazy Legs havia retornado com intensidade durante um exploit envolvendo o Leite Louco e o Atomizador, em que um Scout Civilian podia pular um número teoreticamente infinito de vezes (o fenômeno sendo chamado de "Bird Scout", ou "Scout Pássaro", e variantes similares pela comunidade). Neste caso em particular, o efeito Crazy Legs estava mais evidente que em qualquer outro. Uma grande quantidade de Bird Scouts pulava pelos mapas apenas para admirar o efeito Crazy Legs, às vezes formando "revoadas" de Bird Scouts em grandes "migrações".

Demopan

Foto original

O Demopan se originou em um dos temas do Fórum do Steam (inglês) sobre a "A nova cara do TF2", o tópico tinha uma killcam com o Demoman (como visto na direita). Ele rapidamente virou uma moda após a foto espalhar-se pela comunidade do Team Fortress. O Demopan, com o nome de "STOUT SHAKO FOR 2 REFINED" O "Demopan" é um Demoman BLU com a Frigideira e o Tarja de Investida, e usando o Chapéu de Recompensa com o Dangeresque, Too?. Isso rapidamente virou outro ícone para o Demopan usando um recorte do Demopan na deathcam. Muitas outras imagens foram feitas desse recorte do Demopan para continuar a se espalhar cada vez mais. Um usuário criou até um vídeo parecido com Conheça o Demoman só que substituindo a Garrafa pela Frigideira e trocando o Demoman pelo Demopan.

Uma página de classe falsa foi criada e destacada no Primeiro de abril da Wiki de 2011. Ela foi criada pelo usuário Benjamoose, e se tornou um artigo oficial da Wiki do Team Fortress 2 naquele dia.

Conheça o Demopan aqui. (inglês)

Demopan possui uma página em Know Your Meme (inglês).

Pootis

Poot dispenser here.
O Heavy

"Pootis" é uma fala dita pelo Heavy. Ela é derivada do comando de voz do Heavy para "Fornecedor aqui!", porém cortada no meio. Esta pode ser a origem da fala, um jogador jogando de Heavy ativando a fala, mas sendo cortado no meio do comando, ao ser ferido ou ao ter uma resposta de voz ativada. Um modo comum de fazer isto é usando a provocação Duelo Mexicano apertando G enquanto tem qualquer um dos punhos ou um Saxxy (porém não uma Frigideira, já que ela não possui uma provocação do Heavy) e então ativando o comando de voz (X5) logo em seguida.

Pootis se espalhou para um dos itens cosméticos do Heavy. Por motivos desconhecidos, esta moda deu ao Frango à Kiev o apelido "Pootis Bird" (Pássaro Pootis).

Pootis possui uma página em Know Your Meme (inglês).

Spycrab

Spycrab
Este artigo é sobre a provocação do Spy, e não deve ser confundido com o item cosmético.

Um dos memes mais famosos do TF2 é o Spycrab (Spy caranguejo). O Spycrab é um bug de animação do Spy que ocorre ao caminhar agachado e olhando para cima enquanto segura um Kit de Disfarce. Isto faz com que o Spy ande de uma forma curiosa, se assemelhando a um caranguejo. Dapper Rogue, um "Catálogo para o Malandro Cavalheiro", faz referência a isto ao incluir um "Kit de Andar de Caranguejo" ("Crab-Walking Kit") com a descrição "Vai mudar seu esqueleto! Excruciantemente doloroso, mas vale a pena".

Devido à grande popularidade, o Spycrab foi incluído em uma provocação alternativa para o Kit de Disfarce na Atualização Sniper vs. Spy, tendo 20% de chance de ocorrer.

Um vídeo] de um jogador fazendo o Spycrab pode ser visto aqui.

Siri Humano - Vivo!

O Spycrab possui uma página em Know Your Meme (inglês).

Um modo de jogo feito por fãs foi criado em homenagem a esta moda.

Um tipo de aposta foi criado em homenagem a esta moda, conhecido como "Spycrabbing." "Spycrabbing" possui muitas variações, uma das mais comuns sendo dois jogadores pondo itens que queiram apostar em jogo, encarando um ao outro e provocando continuamente com o Kit de Disfarce. Sob regras usuais, a primeira pessoa a fazer três provocações Spycrab perde, e o vencedor leva os itens apostados.

Um item cosmético chamado Spyranguejo foi feito em homenagem a esta moda.

Esta moda é referenciada na provocação Manneróbica, em que um dos movimentos envolve o Spy "pinçando" o ar, imitando as garras de um caranguejo.

O mapa Carnival of Carnage possui vários cartazes colados pelas paredes, um deles dizendo "Human Crab - Alive!" ("Siri Humano - Vivo!"), exibindo o Spy com seus dedos "pinçando" o ar, uma referência a esta moda.

Outro erro de animação conhecido pela comunidade como "Democrab" deriva do nome do Spycrab e seus efeitos no corpo do usuário. Ele faz com que a mão esquerda do Demoman vire de forma incomum caso esteja segurando o Opositor Consciente ou outros reskins do Saxxy enquanto anda agachado, semlhante ao Spycrab.

Friendlies/Hoovies

Um Heavy "Friendly" arquetípico, ou "Hoovy", pronto para compartilhar seu Sandviche.

Um jogador amigável (referido como "Friendly", ou "Amigável") é um jogador que se recusa a lutar durante uma rodada e geralmente passa o tempo provocando, observando, reagindo com comandos de voz, e/ou "de bobeira" no mapa. Um caso comum de Friendly é um Heavy (geralmente chamado de "Hoovy") equipado com o Sandviche (ou outro item de lancheira tal como a Banana de Consolação); eles costumam ficar agachados e dividir seu Sandviche com outros jogadores independente de equipe. Apesar de nenhum item cosmético em particular ser necessário, um equipamento de Hoovy comum inclui a Touca do Valentão e o Pai de Todos, ou especialmente o Frango à Kiev. Friendlies de outras classes também podem usar itens cosméticos considerados engraçados, às vezes pintados com cores vivas. Um Friendly também pode equipar o Opositor Consciente como um sinal de que é pacífico. Não se sabe quando especificamente Friendlies começaram a aparecer em sua forma atual.

Friendlies nem sempre são considerados pacíficos; apesar de alguns aceitarem abertamente serem mortos por inimigos ou para ajudar em contratos, muitos podem revidar em autodefesa ao sofrerem dano. Hoovies também costumam equipar o Soco Festivo para forçar inimigos a rir, porém também podem usá-lo para revidar e matar agressores.

A opinião da comunidade a respeito de Friendlies costuma ser dividida, com apoio ou desdenho por esses jogadores paficistas. Proponentes geralmente apoiam Hoovies se baseando no tom leve, casual e cartunesco do jogo, enquanto oponentes argumentam que Friendlies são sem sentido e/ou atrapalham e quebram o fluxo do jogo e contribuem com resultados de partida frustrantes (Veja Griefing e Idling).

Há também diversos servidores da comunidade "amigáveis" em que jogadores passam tempo "de bobeira" no mapa e interagindo, com mortes sendo proibidas ou muito limitadas (ex: mortes por provocação em sua maioria). O segundo às vezes é chamado de servidor "silly" (bobo, engraçado) para distinguir do primeiro sendo exclusivamente sem mortes (Veja Conquista server ou Idle server).

Observer/Watcher

Uma captura de tela do Observer

O "Observer" (Observador), também conhecido como "Watcher" (Espectador), é uma moda em que um jogador jogando de Spy equipado com o Shutterbug, Upgrade e a Barba Câmera apenas assiste ao jogo e não participa dele. A moda começou como uma postagem no site Reddit com uma postagem descrevendo um jogador conhecido como "The Observer" parado sem fazer qualquer coisa. A moda se espalhou pela comunidade, com mais e mais jogadores participando. Armas frequentemente usadas por jogadores usando o equipamento do "Observer" são o Rebobinador e/ou o Manto e Adaga.

Modas criadas pela comunidade

nope.avi

"Nope."
Nope.
O Engineer

Criado com o Source Film Maker pelo usuário do YouTube Jimbomcb(moderador do FacePunch), o meme nope.avi consiste em um Engineer BLU em Gravel Pit que aparece na tela, para, e seu chapéu começa a flutuar; ele então fala "nope" ("não"), estica o seu pescoço para alcançar o chapéu, e vai embora.

Nope.avi é usado frequentemente em conversas como respostas negativas, bem humoradas. Em vez de dizer não, uma pessoa pode simplesmente enviar o link do vídeo ou digitar "nope.avi".

nope.avi possui uma página em Know Your Meme (inglês).

Scout Face

Captura de tela original do "Scout Face".
Exemplo de conversa de variantes da "Scout Face".

A Scout Face (também conhecida como Derp Scout) é uma moda e também um meme criado pela captura de tela de um vídeo de Garry’s Mod estrelando o Scout. O vídeo chamado "Heavy and Scout think they are birds" (inglês) foi criado pelo usuário do YouTube Rubberfruit, que mostra o Heavy voando sobre o ar e vomitando sanduíches na boca do Scout. Depois de três anos o vídeo acumulou mais de 1.8 milhão de visualizações e 8,900 comentários. No entanto a cadeia de comentários carregando a imagem do Scout no perfil do YouTube, não começou até julho de 2011 quando o YouTube lançou um recurso que permitiu que fotos de perfil do usuário fossem exibidas na sessão de comentários. Em 1 de agosto de 2010, uma imagem do rosto do Scout foi enviada para o site DeviantArt pelo usuário Jonix04, que recebeu mais de 2,100 visualizações e 980 downloads nos dois anos seguintes. O que fez este um modismo e meme conhecido foram a quantidade de imagens no perfil do YouTube feitas com ela. Variações "photoshopadas" do rosto do Scout foram notavelmente usadas como avatares, especialmente na cadeia de respostas na seção de comentários do vídeo. Estas variações também se tornaram imagens de perfil no Steam para alguns jogadores. Esses usuários ocasionalmente se referem a si mesmos como o "Scout Army".

Scout Face possui uma página em Know Your Meme (inglês).

Variações notáveis

Gentlemen

A imagem macro original.
Gentlemen.
O Spy

O "Gentlemen." é um meme sacado de uma frase do Spy. A qual disse com sua voz suave, e com a sutil colocação de um cigarro em sua boca. O meme é conhecido de forma macro, originalmente tirados de uma imagem do Garry's Mod. Esta foi remodelada com o Paint da Microsoft, criando uma caricatura da foto original. Isto rapidamente estourou e se expandiu pela redes online, e surgiram versões de todos os jogadores do Team Fortress. A fórmula básica desses tipo de memes é sempre a mesma cara, embora a sua boca deve levar algum objeto significativo. Por exemplo, o meme do "Gentlemen" para o Heavy deveria ser da mesma maneira, inspirada no Spy, só que com balas na sua boca.

  • O Gentlemen é um meme (inglês) reconhecido.

Vagineer

O Vagineer.
Grrrrrrrr.
O Engineer

O Vagineer provém do usuário do YouTube J16fox. Que enviou um vídeo no dia 31 de dezembro de 2008, mas, infelizmente, o vídeo original não pode ser encontrado. O Vagineer foi criado no Garry's Mod através do abuso da ferramenta "Faceposer" para mover e distorcer a face do Engineer para parecer uma vagina humana.

O Vagineer tem a tendência de rosnar com bastante frequência e pode cuspir ácido. Todas as suas respostas são do Engineer, muitas das quais tenham sido modificadas. O Vagineer agora é mais comumente reconhecido no modo de jogo criado pela comunidade Vs. Saxtom Hale.

Vagineer possui uma página em Know Your Meme (inglês).

MeeM

MeeM

O MeeM é um alvo do Medic de madeira, que na maior parte apenas fala "MeeM" (o comando de voz "MEEEDIIIC!", mas em um sentido inverso).

O MeeM foi criado no Garry's mod pelo usuário OluapPlayer no vídeo "Gentlemanly Demo's Greatest Duel" onde está relaxando com o Demoman, Engineer, e outras classes; O Demoman BLU então desafia o Demoman RED. No primeiro de uma série de desafios moderados pelo Engineer, eles têm que capturar o alvo, o Medic. Durante a perseguição, o alvo diz repetidamente, "MeeM!"

  • O MeeM tornou-se reconhecido por jogadores e fez muitas aparições e até mesmo tornou-se um chefão no mod Freak Fortress 2.
  • O MeeM foi submetido a avaliação como um meme aqui. (inglês)

Painis Cupcake

"Eu vou comer você"
Eu sou Painis Cupcake. Eu vou comer você.
Painis Cupcake

O Painis cupcake (ou Penis Cupcake) é uma moda mais conhecida do Team Fortress 2,ele é uma parte dos memes criados com o Garry's Mod, o Painis Cupcake é um Soldier. Ele não tem Equipamento especial, seus olhos estão sempre abertos e a cabeça está ligada a cerca de 70 graus para trás. Ele normalmente se move por deslizando pelo chão em stop-motion, enquanto um som de uma Escopeta que está sendo recarregada toca repetidamente. ele também mata suas vitimas e depois come suas partes do corpo. O Vídeo original de Painis cupcake, (AN UNTITLED PAINIS CUPCAKE REFERENCE VIDEO) que foi para o YouTube em 9 de janeiro de 2010 por "RubberFruit". No mesmo dia, RubberFruit postou mais um vídeo, "Painis Cupcake eats someone". No vídeo, Painis Cupcake se apresenta falando "I am Painis Cupcake, I will eat you". "Painis" é tirado de um comando de voz em que Soldier fala "Pain is weakness leaving the body". O Soldier fala "Cupcake" quando está fazendo uma provocação com o Compensador e "I will eat" quando está dominando o Engineer. Conheça o Painis Cupcake. (inglês)

Christian Brutal Sniper

Christian Brutal Sniper, como visto em VS Saxton Hale
It's like Christmas morning...
Christian Brutal Sniper diz enquanto desmembra o Medic BLU.

O Christian Brutal Sniper ("Sniper Brutal Cristão") originou de um vídeo feito por Kekas. Kekas criou um vídeo em 28 de maio de 2019 em Garry's Mod em que um Sniper RED mata um Medic BLU. O vídeo já ganhou 10 sequências. Christian Brutal Sniper foi visto usando várias armas diferentes, incluindo a Eyelander, o Estoque Tribal, o Caçador e muitas outras.

Christian Brutal Sniper também foi adicionado ao popular modo de jogo da comunidade VS Saxton Hale.

Rappy

Rappy
See.
— A frase de efeito do Rappy

Rappy é um velocirraptor que usa um Cartola do Inquisidor RED. Ele apareceu pela primeira vez em um vídeo de Garry's Mod chamado "THAT DEMO". A única coisa que Rappy diz é "SEE" (frequentemente escrito como "ci") usando a voz do Demoman. Seu companheiro constante é um Demoman.

Referências

  1. Artigo da Wikipédia sobre fads (inglês)