Pedaços

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Pedaços de um Scout. Claramente visíveis estão o seu headset, o Boné do Ellis e o seu chapéu padrão.
Ah, eles terão que te colar... no Inferno!
O Demoman sobre reparos póstumos

Pedaços (Gibs) são os restos estraçalhados do corpo de um jogador que ficam após ele ser morto de uma maneira específica, normalmente de natureza explosiva. Quando um jogador é estraçalhado, as partes do seu corpo são destacadas na câmera da morte. Além disso, o Cavaleiro Carente de Cavalo e Cabeça tem os seus próprios pedaços únicos ao morrer.

O termo também engloba pedaços que restam ao destruir construções, stickybombs, Sabotadores, Escudos Antinavalha, robôs no modo de jogo Destruição de Robôs, objetos do mapa e resquícios da explosão após a vitória da equipe no ataque no estágio final de um mapa de Carga Explosiva.

Jogadores também podem se estraçalhar quando quiserem usando o comando explode no console (de forma semelhante a se matar usando o comando kill no console), ou tendo o comando vinculado a uma tecla. Ao jogar Mann vs. Máquina, tanto jogadores quanto robôs só serão estraçalhados ao serem decapitados ou pelo Bombinomicon. Porém, robôs gigantes sempre serão estraçalhados ao morrer, ao menos que sejam mortos por armas de energia como o Avacalhador 5000.

A configuração de servidor tf_playergib também pode ser usada para modificar o comportamento dos pedaços: quando for '0', os jogadores não serão estraçalhados independentemente do que os matar. Quando for '1' (o padrão), pedaços aparecerão como normal. Por fim, com a configuração tf_playergib 2, jogadores serão estraçalhados ao serem mortos por praticamente qualquer meio — seja uma facada nas costas, morte ambiental ou tiro de Escopeta. Isso não afeta conquistas relacionadas a estraçalhar.

Causas

Mortes causadas pelos seguintes podem resultar na criação de pedaços:

Mortes causadas pelos seguintes resultarão na criação de apenas a cabeça:

Dano causado pela Vitasserra, fatal ou não, resultará na criação de um órgão genérico.

Uma arma capaz de estraçalhar, exceto as capazes de decapitar, o farão se o dano fatal for igual ou maior que os pontos de vida da vida por 10 (um acerto que causar 60 de dano estraçalharia um jogador com 50 pontos de vida restando, mas não estraçalharia um com 51 pontos de vida). Essa regra não se aplica se o dano for causado por um acerto crítico ou minicrit, em cujo caso a vítima está garantida a ser estraçalhada.

Lista

Exemplos na câmera da morte

Pedaços de classes

Pedaços de robôs

Pedaços de robôs de Asteroid

Pedaços genéricos

Pedaços especiais

Servidores com modo aniversário e versões censuradas de Team Fortress 2 têm pedaços totalmente diferentes. Eles podem ser ativados no lado do cliente equipando um item da Pyrovisão ou com a opção de inicialização -sillygibs.[1]

Pedaços de construções

Pedaços de projéteis

Pedaços do Cavaleiro Carente de Cavalo e Cabeça

Pedaços mistos

Conquistas relacionadas

Leaderboard class soldier.png Soldier

Explosão de Derrota
Explosão de Derrota
Use uma granada para estraçalhar um jogador.


As Granadas dos Nossos Pais
As Granadas dos Nossos Pais
Estraçalhe 1000 pessoas.
Pe-da-ços
Pe-da-ços
Dê ao inimigo uma foto de você provocando em cima de 3 das partes do corpo dele.

Leaderboard class engineer.png Engineer

Metal Pesado
Metal Pesado
Pegue 10.000 de resíduos metálicos de peças de construções destruídas.

Leaderboard class sniper.png Sniper

Prime Cuts
Prime Cuts
Com o Clássico, exploda todas as 9 classes em uma única rodada.

Histórico de atualizações

Atualização de 14 de fevereiro de 2008

  • Atualizados restos de explosões para serem mais escuros.

Atualização de 17 de junho de 2011

  • [Não documentado] Scouts agora têm uma chance de 1 em 100 de soltarem uma pomba após serem estraçalhados

Atualização de 26 de julho de 2011

  • Corrigido um bug que faria com que pedaços de artigos de roupa da cor da equipe tivessem a cor errada.

Atualização de 6 de setembro de 2011

  • Corrigido um travamento do cliente relacionado a pedaços.

Atualização de 2 de julho de 2012

  • Corrigidas decapitações criando cabeças no modo de baixa violência e Pyrovisão.

Bugs

  • Caixas de notificação mostrando a parte do corpo aparecem até em pedaços censurados, até nas versões censuradas de Team Fortress 2.
  • O pedaço da mão direita do Engineer sempre será a sua luva, mesmo com o Pistoleiro ou Curto Circuito equipado.
  • Assim como as texturas de ÜberCarga, os pedaços, exceto os do Soldier BLU, não representam os desenhos finais das classes. Por exemplo, o Scout estraçalhado tem um tênis diferente e meias listradas.
  • Se um jogador estiver usando uma Alma Amaldiçoada por Vudu, eles não serão estraçalhados independentemente de serem atingidos com um explosivo, ou mesmo com o comando explode, sendo ao invés jogados para longe da posição de onde foram atingidos.

Curiosidades

  • Quando um Scout é despedaçado, há uma chance que uma pomba voará do seu corpo. Isso é uma referência ao vídeo Conheça o Medic, onde o Scout percebe no fim que Arquimedes está preso dentro do seu peito.
  • Os pedaços parecem ser baseados em versões antigas dos modelos dos jogadores, como vistos no Trailer 1 e no Trailer 2. Isto é claro ao olhar de perto os rostos dos modelos, que foram recriados para serem mais detalhados, mas também há algumas alterações nos visuais que nunca foram corrigidas:
    • O visual do Scout é baseado em sua variante do Trailer 2, evidenciado pelos fones de ouvido Cremespírito de Equipe, os sapatos diferentes e as listras em suas meias.
    • O tanque de oxigênio e as luvas de Pyro são de cor uniforme (cinza escuro e preto para RED, amarelo e marrom escuro para BLU). A versão RED deste visual podia ser visto em Renderizamento Ilustrativo no Team Fortress 2 e a versão BLU no Trailer 2.
    • O emblema de classe do Demoman não está presente em seu braço direito e as granadas em seu colete são inteiramente cinza exceto pela ponta Cremespírito de Equipe. Isto combina com seu visual no Trailer 2.
    • O emblema de classe do Heavy é uma caveira com ossos curzados no RED e em branco no BLU. Sua mão não usa luva, combinando com seu visual no Trailer 2.
    • O emblema de classe do Engineer está em falta no BLU e um botão texturizado pode ser visto em um de seus bolsos, o que combina com seu visual no Trailer 2. Seu macacão também é majoritariamente texturizado ao invés de totalmente modelado.
    • O Medic tem um pouco de cabelo branco atrás e dos lados de seu cabelo, combinando com seu visual visto no trailer de The Orange Box.
    • O colete do Sniper é cinza claro com ombros mais escuros, seu chapéu tem uma faixa mais fina, seu relógio é mais escuro e ele não tem emblemas de classe nos ombros. Seu rosto também é um pouco diferente, sem AO de seus óculos e um nariz mais vermelho. Todos esses detalhes combinam com a aparência do Sniper no Trailer 1.
    • O terno e a balaclava do Spy são mais escuros e mais desbotados que seu visual atual, com braçadeiras com a cor da equipe e uma gravata listrada. A versão RED deste visual podia ser vista no Trailer 1 e a versão BLU no Trailer 2.
  • O pedaço especial da placa de carro tem um adesivo com data de cadastro de 1964, sendo um dos poucos itens do jogo que dá indícios do intervalo de tempo em que o jogo se passa. Entretanto, a cor, o formato e os números desse pedaço fazem referência à placa de 1978 do Wyoming. Nenhum distrito do Wyoming tem o prefixo 24.
  • A Minissentinela montada por Engineers com o Pistoleiro usa os mesmos pedaços que uma Sentinela nível 1 destruída, só que menores.

Veja também

Notas

  1. Para alterar as opções de inicialização de Team Fortress 2, inicie o Steam, navegue até a aba "Biblioteca" (no modo de exibição de "Detalhes"), clique com o botão direito do mouse "Team Fortress 2", selecione "Propriedades" e clique em "Definir opções de inicialização". De lá, você pode inserir opções de inicialização na janela, separadas por espaços. Depois de inserir suas opções, clique em "OK" e depois "Fechar" para fechar as propriedades de Team Fortress 2 e aplicar as alterações.