MONOCULUS

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Este artigo é sobre o chefe. Para o item cosmético, veja MONOCULUS!. Para o feitiço, veja Feitiços.
MONOCULUS
MONOCULUS
Ícone de morte
Killicon monoculus.png
Informações básicas
Dano feito: 150
Afetado por:
• Reforço do Batalhão: Sim
• Bonk! Pancada Atômica: Sim
• Bengala Doce: Não
• Tarja de Investida:
• Cópia Mortal: Sim
• Canhoneiras: Não
• Minicrits: Não
• ÜberCarga: Sim
Encontrado em: Eyeaduct, Hellstone, Brimstone, Gravestone, Slasher
...Todo mundo pensa que eu sou só um maldito monstro caolho...
O Demoman

MONOCULUS é o olho perdido do RED Demoman, assombrado pelo Bombinomicon. Ele foi invocado por Merasmus quando o RED Soldier quebrou seu cajado. Nos quadrinhos Bombinomicon, ele aparece como um grande olho flutuante que atira olhos roxos parecidos com foguetes.

Comportamento

O MONOCULUS irá aparecer no ponto de controle em Eyeaduct a cada 3 minutos (com uma variação aleatória de 30 segundos) quando ao menos 10 jogadores estão no servidor e foram designados a uma equipe. Jogadores que estiverem no ponto de controle quando o Monoculus surgir serão desintegrados. Os jogadores têm 2 minutos para derrotá-lo, ou ele desaparecerá. Enquanto o MONOCULUS estiver vivo, o ponto será revertido para neutro e não poderá ser capturado, temporariamente fazendo com que nenhuma equipe possa ganhar a rodada. Uma barra mostrando sua vida pode ser vista na tela. Ele atira projéteis em forma de olho que são sempre críticos. Ao ficar bravo, ele atira três suscetivamente. Seus projéteis podem ser refletidos, assim como foguetes de um Soldier.

Em intervalos aleatórios, ele irá se teleportar, deixando um vórtex roxo onde estava, o qual atrai jogadores próximos para ajudá-los a entrar nele com mais facilidade. Jogadores podem usar esse vórtex para chegar no Submundo. Ao entrar no Submundo, o jogador irá aparecer em uma ilha e tomará dano constante. Outro portal estará em outra ilha. Ao sair do Submundo, o jogador aparece nos limites do mapa invulnerável, sobrecurado em 200% de sua vida máxima, com um bônus de velocidade semelhante ao da Ação Disciplinar, e com críticos garantidos. Causar dano ao MONOCULUS nesse estado fará com que ele fique atordoado e caia devagar por alguns segundos.

Acertos críticos irão enfurecer o MONOCULUS, e então ele irá acelerar sua taxa de ataque. Nesse modo, os projéteis lançados por ele serão tão rápidos quanto os foguetes do Lança-foguetes e ele irá mirar bem em seus alvos até se acalmar. Vale notar que o dano crítico das armas irá dar apenas duas vezes o dano base da arma, diferente do triplo do dano em outros jogadores. MONOCULUS também tem uma resistência natural contra miniguns e lança-chamas. No entanto, variação de dano é completamente ignorada, o que significa que um acerto sempre causará o dano base da arma correspondente. Armas arremessadas, como o Leite Louco, irão quicar no MONOCULUS inofensivamente. Efeitos ao atingir, como a cura da Blutsauger não se aplicam ao MONOCULUS. Quando o MONOCULUS está enfurecido, sua íris muda de marrom para um vermelho intenso e sua pele muda para um marrom claro.

Ao derrotar o MONOCULUS, haverá uma grande explosão de Jarratê, encharcando jogadores próximos. Um Bombinomicon aberto aparecerá, envolto em um vórtex vermelho. Ele irá constantemente apontar para o jogador que matou o MONOCULUS, girando para segui-lo. Jogadores que entrarem serão transportados para a Ilha das Recompensas no Submundo, ao pé de uma colina. No topo dela há um grande crânio e uma jaula contendo o Bombinomicon. A jaula descerá lentamente até o chão onde jogadores podem coletar o Bombinomicon, completando a conquista "Mergulhando Em Um Bom Livro". Um tempo depois do livro estar disponível, haverá uma risada e, seguida de um bombardeio dos olhos explosivos disparados pelo MONOCULUS, matando quaisquer jogadores nela, e a jaula voltará a conter o Bombinomicon.

Derrotar o MONOCULUS dará automaticamente a conquista "Difusão Ótica" e o item cosmético MONOCULUS!.

Após a Atualização de 2 de novembro de 2011, o MONOCULUS possui níveis. Toda vez que for derrotado, ele aumentará de nível, recebendo uma maior velocidade de disparo e mais pontos de vida. Caso ele escape, seu nível retornará ao 1. O nível máximo definido para o MONOCULUS é 32.767.

Estratégia

Artigo principal: Estratégia da comunidade para Eyeaduct
Artigo principal: Match-ups do MONOCULUS

Conquistas relacionadas

Monoculus angry.png Eye-chievements

Difusão Óptica
Difusão Óptica
Mate o MONOCULUS!
Mergulhando em um Bom Livro
Mergulhando em um Bom Livro
Vá para a Ilha das Recompensas e garanta a sua!

Leaderboard class scout.png Scout

Território de Falta
Território de Falta
Cause uma morte ambiental atordoando um inimigo.
Rebaixamento
Rebaixamento
Cause uma morte ambiental ou suicídio usando o empurrão da Força da Natureza.

Leaderboard class soldier.png Soldier

Sai de Cima
Sai de Cima
Mate 10 adversários que estejam no ar com o Tiro Certo.


Leaderboard class pyro.png Pyro

Te Vejo no Inferno
Te Vejo no Inferno
Mate um inimigo no mesmo segundo em que ele mata você.


Leaderboard class demoman.png Demoman

Quem Viver Voará
Quem Viver Voará
Use o Lança-stickybombs para matar um jogador inimigo via dano ambiental.


Leaderboard class heavy.png Heavy

Os Críticos Não Me Derrubarão
Os Críticos Não Me Derrubarão
Sobreviva a um acerto direto de um foguete crítico.


Histórico de atualizações

Atualização de 27 de outubro de 2011 (Especial Bem Assustador de Dia das Bruxas)

  • O MONOCULUS foi adicionado ao jogo.

Atualização de 28 de outubro de 2011

  • Corrigida uma quebra no cliente que ocorreria enquanto o mapa é carregado quando MONOCULUS é morto ou atordoado.
  • [Não documentado] Corrigido tiros no MONOCULUS com armas que usam balas deixando marcas de concreto.

Atualização de 2 de novembro de 2011

  • MONOCULUS recebe velocidade de disparo e vida maiores sempre que renasce. Isto é indicado por níveis.

Atualização de 4 de setembro de 2012

  • Corrigida a barra de vida do MONOCULUS não aparecendo quando ele surge.

Atualização de 2 de novembro de 2012

  • Atualizadas as barras de vida de MONOCULUS e Merasmus.

Atualização de 10 de novembro de 2016

Bugs

  • Armas com efeito ao acertar não têm seu efeito ativado (atingi-lo com a Viuvadora, por exemplo, não fará o dano feito voltar como munição).
  • A barra de vida do MONOCULUS pode continuar na HUD se ele sair sem ser derrotado.
  • Quando o MONOCULUS está ativo, a mensagem dizendo que o ponto não pode ser capturado diz "Esperando parceiros", que está incorreta.
  • Matar alguém com um olho refletido ainda conta como morte do MONOCULUS.
  • Ser morto por ficar no ponto de controle quando MONOCULUS emerge ou de uma Abóbora Explosiva detonada por seu olho ainda contarão como suicídio.
  • Atingir um dos projéteis do MONOCULUS com uma bola do João Pestana ou do Assassino do Embrulho congelará o projétil no ar.
  • O jogo não registrará construções destruídas pelo MONOCULUS.

Curiosidades

  • "Monoculus" é uma junção das palavras para "um" e "olho" em latim, fazendo com que seu nome possa ser traduzido como "um olho".
  • As faixas de voz do MONOCULUS são versões desaceleradas ou engrossadas das do Demoman.
  • MONOCULUS é uma referência a The Mighty Thor 292 (February 1980), If an Eye Offend Thee...! , onde o Olho de Odin é introduzido como um enorme globo ocular flutuante atirando jatos de fogo.
  • Em Helltower, o Feitiço "invokum monoculus" invoca um MONOCULUS fantasmagórico da cor da equipe que ataca inimigos. Se ambas as equipes invocarem um MONOCULUS, eles podem atacar um ao outro.
  • Ao digitar ent_create eyeball_boss no console enquanto sv_cheats estiver ativado, a versão BLU do MONOCULUS de Helltower irá aparecer e atacar somente a equipe RED.
    • ent_create eyeball_boss teamnum 2 cria um MONOCULUS RED, e ent_create eyeball_boss teamnum 5 cria o MONOCULUS original.

Galeria

Veja também