Prolander

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search

Prolander (Também conhecido como 7v7) é um formato competitivo, promovido principalmente por membros da comunidade Highlander e administrador chefe da liga RGL, Sigafoo. A intenção do formato é ser um meio-termo entre 6v6 e Highlander, o qual encoraja jogadores a não se aterem a um único meta e a se adaptarem à equipe adversária.

Modos de jogo

Limites de classes

Classes são limitadas da seguinte forma:

Não pode ser escolhida se um aliado usar Heavy ou Medic.

Armas banidas

Apesar de ser de costume ambas as equipes realizarem um processo de escolher/banir para definir que armas serão banidas ou permitidas antes de uma partida, os líderes das equipes respectivas também podem decidir não selecionar suas escolhas/banimentos. Nesse caso, a lista de permissões padrão para o formato é aplicada, com as armas banidas sendo as seguintes:

Scout

  • Primárias

Refrispingarda

  • Secundárias

Criti-cola
Leite Louco

Heavy

  • Corpo a corpo

Punhos de Ferro

Engineer

  • Secundárias

Curto Circuito

Sniper

  • Primárias

Machina

  • Secundárias

Escudo Antinavalha
Jarratê

Spy

  • Secundárias

Diamante Bruto

  • Construções

Rebobinador


Banidas da lista de permissões padrão e das escolhas/banimentos.


Se a equipe adversária decidir, entretanto, realizar o processo de escolha/banimento, então a ordem é a seguinte:
Onda de Banimentos N°1: Fora / Casa / Fora / Casa
Onde de Escolhas: Casa / Fora / Casa / Fora
Onda de Banimentos N°2: Casa / Fora / Casa / Fora

Demonstração de jogabilidade

História e recepção

A ideia de Prolander era uma discussão popular na comunidade Highlander, e Sigafoo havia começado a testar partidas nesse formato. Originalmente seria uma variação de 6v6, mas foi mais tarde modificado para um formato 7v7 devido a demanda popular da base de jogadores por trás dele, e a comunidade TF2 em si que se mostrou interessada no formato.

Por enquanto, a única liga que sedia torneios Prolander é a RGL, e se tornou bastante popular na comunidade competitiva graças à quantidade enorme de regiões coberta pela liga previamente mencionada (América do Norte, Europa e Austrália), assim como a base de jogadores em si, a qual continua a crescer conforme o formato continua a ser jogado em torneios de alto nível.