Team Fortress Classic

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Team Fortress Classic
TFC Boxart.png
Informações básicas
Desenvolvido por:

Valve

Editor:

Sierra Entertainment

Distribuidor:

Steam

Motor:

GoldSrc

Designer(s):

Robin Walker, John Cook

Lançamento:

International: 30 de Maio, 1999

Modos:

Multiplayer

Gênero:

First-person shooter

Classificação:

ESRB: M (Mature)

Plataformas:

Windows

Mídia:

CD-ROM, download

Requisitos:

*Mínimo: 500 MHz processor, 96 MB RAM,
16 MB video card, Internet connection
*Recomendável: 800 MHz processor, 128 MB RAM,
32 MB video card, Internet connection

Team Fortress Classic, também conhecido como Team Fortress 1.5, geralmente abreviado como TFC, é o antecessor do Team Fortress 2 e sucessor do primeiro Team Fortress, originalmente um mod para o jogo popular 'Quake' com a engine Half-Life.

Team Fortress Classic é um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) multiplayer baseado em equipes desenvolvido pela Valve. Remake do Team Fortress com modifações do Quake, Team Fortress Classic foi originalmente lançado para o Windows dia 30 de maio de 1999 como um adicional livre do Half-Life. Uma versão autônoma foi posteriormente lançada com o sistema Steam da Valve em 2003. O desenvolvimento do Team Fortess Classic foi conduzido por John Cook e Robin Walker, os designers originais da modificação do Team Fortress.

O game foi originalmente anuciado em 1999 pela engine Valve's GoldSource. Os designers da moficação de Team Fortress foram contratados pela Valve para desenvolver o Team Fortress 2 , mas inicialmente eles refizeram o trabalho original na engine para ajudar a demonstrar sua 'modificabilidade' (tradução livre de "moddability", sem correspondente no português, que faz referência a 'mod' ou modificação). O jogo em si envolve uma série de equipes, cada uma tendo acesso a nove classes, competindo em uma variedade de modos de jogo como CTF (Capture the Flag), Proteção VIP e Territorial control. Em junho de 2000, o jogo passou por uma atualização significativa, adicionando novos modelos de jogadores, novos personagens e modificações de jogo. A partir de 2008 o jogo se torna um dos dez mais jogados da modificações do 'Half-Life' em termos de base de usuários, de acordo com a GameSpy.

Jogabilidade

O Logo do Team Fortress Classic

Team Fortress Classic gira em torno de duas ou mais equipes competindo em uma variedade de jogos, com o jogador podendo selecionar uma das nove classes para jogar. Normalmente, os jogadores têm a opção de escolher duas equipes iguais, vermelha ou azul, embora certas modificações do jogo permitam que mais de duas equipes tenham acesso a diferentes classes. Cada jogo pode suportar no máximo 32 jogadores. A forma como um jogador atua em um jogo é definida pela classe que ele seleciona, e cada classe tem seus pontos fortes e fracos. Assim, Team Fortress Classic se baseia fortemente no trabalho em equipe entre os jogadores de cada classe.

Modos de Jogo

Um grupo de jogadores do BLU ataca a base RED no mapa 2Fort

Em fases de Capture the flag, o objetivo para as duas equipes é capturar a bandeira adversária e retornar com a bandeira para sua base, e evitar que a equipe adversária faça o mesmo. Alguns mapas deste tipo têm variações sobre esta fórmula, como ter várias bandeiras e exigir que a equipe capture todas elas, ou exigindo que uma equipe realize uma tarefa como desabilitar grades de segurança antes de serem capazes de acessar a bandeira. Há também o CTF inverso, no qual você deve levar sua bandeira para a base inimiga e capturar a bandeira na base da equipe inimiga.

Estes mapas consistem em vários pontos de comandos que devem ser capturados, normalmente ou ficando sobre o ponto de comando ou levando a bandeira para esse ponto. Os times ganham pontos em determinados intervalos para cada ponto de comando que eles controlam.

  • Atacar e Defender

Mapas de ataque e defesa, uma variação de territorial control, consistem em um time tentando capturar vários pontos de controle (control points) em sequência, enquanto o outro time tenta impedir a captura destes pontos.


  • Escolta

Nos mapas de escolta, os jogadores são divididos em três equipes - um único VIP, os guarda-costas do VIP e um grupo de assassinos. O objetivo dos mapas de escolta é os guarda-costas fazerem escolta do VIP até um determinado ponto do mapa, enquanto os assassinos tentam matar o VIP antes que ele chegue lá.

Os modelos originais para as nove classes

Classes

Artigo principal: Classes (Classic)
Novos modelos (a esquerda) e o antigo (a direita)

Há nove classes padrão em Team Fortress Classic que o jogador pode escolher. Cada classe é equipada com pelo menos uma arma específica, e frequentemente possui também uma arma secundária, como a Escopeta ou a Nailgun. Além disso, todas as classes estão equipadas com uma arma corpo a corpo, geralmente um Crowbar, bem como com granadas com uma variedade de efeitos, dependendo da classe que o jogador escolhe. Nas fases de escolta, um único jogador pode assumir o papel do civilian, armado apenas com um guarda-chuva, e deve ser escoltado pelo resto da equipe até o objetivo.

Desenvolvimento

Antes de Team Fortress Classic houve o Team Fortress, um Mod de QuakeWorld de 1996. Os desenvolvedores do TF estavam trabalhando em Team Fortress 2 como um jogo autônomo, mas mais tarde se juntaram à Valve e colocaram o jogo original como um mod para Half-Life chamado de Team Fortress Classic em abril de 1999. Apesar da declaração da empresa em 1998 de que o Team Fortress 2: Brotherhood of Arms seria lançado "em breve", o jogo ficou na fase de desenvolvimento de uma forma ou de outra por oito anos até seu lançamento em 10 de outubro de 2007, e esteve todos os anos entre os dez mais da lista vaporware da revista Wired desde 2001.

Desde o lançamento do Team Fortress Classic, em 1999, a Valve introduziu várias mudanças no jogo. As atualizações deram uma mexida no equilíbrio do jogo e ocasionalmente adicionaram novo conteúdo, como novos estágios. Uma atualização particularmente grande foi lançada em 08 de junho de 2000, que introduziu vários novos níveis e modificações do jogo, uma nova interface de menu e novos modelos de jogadores, e otimizou o jogo para rodar mais suave, mais rápido. Com este lançamentok, o jogo foi renomeado para Team Fortress 1.5. Em julho de 2004, o jogo foi migrado para o sistema Steam da Valve, no qual vários recursos foram adicionados. Pela maior parte de sua história, Team Fortress Classic foi o segundo jogo mais jogado para jogos online, perdendo apenas para Counter-Strike.

Curiosidades

  • Na página inicial da Atualização do Engineer, dá para ver uma foto original do Engineer no Team Fortress Classic e um jovem Dell Conagher com o Engineer do Team Fortress Classic. Isso, bem como a bobblehead do Civilian com o logo de Team Fortress Classic em sua base, podem indicar que Team Fortress Classic e Team Fortress 2 fazem parte do mesmo universo.
  • Ao contrário do Team Fortress 2, Team Fortress Classic continha várias referências (e conteúdos reutilizados) do Half-Life. O mais notável era o mapa Hunted, que em vez de ser um remake do original o Hunted President para o Team Fortress, foi uma conversão de uma campanha de segmento do Half-Life que envolvia navegar por diversos ninhos do Sniper. Nenhum conteúdo oficial tenha sido feito para o Team Fortress 2, e de fato, um único mapa divide o mesmo nome de uma deathmatch do Half-Life, mas não há mais nada em comum.
  • Fortress Forever, uma modificação livre para a engine Source Half-Life 2, foi feito para recriar a jogabilidade e as mecânicas do Team Fortress Classic com a engine Source e dar a chance para jogadores que possuíam a Engineer Gold-Source experimentarem o Gold-Source classic.
  • Em 24 de agosto, aniversário do Team Fortress, as granadas podiam ser trocadas por presentes se o cvar tfc_birthday estivesse configurado para 1.

Veja também

Links externos