Jogos competitivos da comunidade

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Um campo de batalha em Badlands dentro de um jogo competitivo.
Liga Major!
O Scout

Jogos competitivos da comunidade no Team Fortress 2 referem-se aos jogos competitivos organizados para disputas de habilidades, trabalho em equipe, e auto-aperfeiçoamento, especialmente em uma competição. Existem dois principais formatos de competitivo no TF2 - 6v6 (comumente chamado de '6s') e o modo Highlander (comumente chamado de 'HL'). Outros formatos de jogos competitivos incluem 4v4, Ultiduo, e Basketball, que são disputados em situações mais casuais, ao invés de competições premiadas e mais sérias.

Formatos das equipes

Veja também: Formato padrão do competitivo

Todos as partidas competitivas são baseadas nos seguintes princípios:

  • Membros das equipes são escolhidos antes do jogo começar.
  • Jogadores usam a comunicação de voz para transmitir informações rapidamente.
  • As duas equipes tem a mesma quantidade de jogadores, 6 em 6v6 e 9 em Highlander.
  • As duas equipes estão sobre as mesmas restrições, o que inclui proibições de armas e limite de classes.

Atrás disso, existem várias ligas, campeonatos e comunidades. Como dito, a maioria dos jogos competitivos no TF2 seguem o formato padrão, onde há limite de classes e certas configurações de jogatina para encorajar os jogadores a experimentarem o modo. Todas as ligas Major de TF2 e comunidades PUG (inglês) seguem o formato padrão do competitivo padrão, sendo que alguns tem algumas regras específicas. A maioria das ligas tem subdivisão para 6v6 e Highlander.

No 6v6, o foco é em mapas de 5 pontos de controle, como Badlands, Process e Gullywash, também com os mapas de Rei do Pedaço que são eles: Product. No modo de Highlander, os mapas preferidos são de Ataque/Defesa, que são eles: Steel e mapas de carga explosiva, como o Upward. Também usam os formatos de 5 pontos de controle e Rei do Pedaço. Mapas personalizados são usados em ambos modos, e são completamente mapas modificados (pl_swiftwater_ugc) ou são versões PRO dos mapas normais, como Viaduct ou Granary. Outros modos como Capture a Bandeira e Entrega Especial, são raramente usados em ambos modos.

Modos de jogo

Veja também: Categoria: Competitivo
  • 6v6 é o modo de jogo competitivo mais popular onde consiste de 2 Scouts, 2 Soldiers, 1 Demoman e 1 Medic.
  • Highlander ou HL é o modo de jogo competitivo onde cada time tem as 9 respectivas classes do TF2 e lutam entre si.
  • 4v4 é o modo de jogo competitivo onde é composto por 1 Scout, 1 Soldier, 1 Demoman e 1 Medic em cada time.
  • Ultiduo é o modo de jogo competitivo não tão jogado, mas que é composto por apenas 1 Soldier e 1 Medic.
  • Basketball ou BBall é jogado realmente para momentos engraçados, é jogado com 2 Soldiers em cada time, onde devem pegar a inteligência e captura-lá entrando na cesta de basquete do inimigo.

Dinâmicas

Artigo principal: Dinâmicas Competitivas
Veja também: Categoria: Competitivo

Padrões e protocolos emergiram do formato e cenário únicos de jogos competitivos, sendo um conjunto de dinâmicas de partidas diferente de partidas não-competitivas.

  • Certas dinâmicas foram padronizadas nos jogos competitivos, uma das mas notáveis é que a ÜberCarga é o que o competitivo de Team Fortress 2 gira em torno. Medics em ambas as equipes tem de preparar sua ÜberCarga e rastrear os médicos inimigos da melhor maneira possível. Isso ocorre pois em um formato organizado, um jogador que tentar invadir um terreno pode ser focado e morto. A ÜberCarga permite que uma equipe force sua entrada em uma área, e lhes dá a habilidade para matar outros jogadores enquanto estão invulneráveis.
  • Roll-Outs, o qual não é geralmente usando em partidas comuns, devido à sua natureza avançada, também são frequentemente vistos em partidas competitivas. A ideia basica de um roll-out é chegar ao meio rapidamente por saltos com foguetes e stickies. Devido à mudanças na sua vida, você está navegando muito mais rápido do que você estaria andando, permitindo que você alcance a luta inicial mais rapidamente.
  • A equipe é divida em duas forças menores, chamadas de combo e flanco. O combo geralmente é composto pelo Medic, Soldier, e o Demoman, enquanto o flanco consiste em um Soldier roamer e dois Scouts, um dos quais situa-se entre o flanco e o combo. No Highlander, o comobo consiste em Medic, Demoman, Heavy, e Pyro, o último dos quais, as vezes, podem ser encontradas no flanco. O flanco consiste nas classes restantes, porém o Sniper, Engineer, e o Spy tem papéis diferentes, as vezes jogando no combo, ou até talvez utilizando um estilo mais solo nas partidas.

Configurações

Jogos competitivos não usam a configuração padrão do servidor, optando por usar seus próprios valores em várias configurações em ordem para proveidenciar uma experiência mais organizada ou competitiva. Enquanto não há especificidades universais e diferentes ligas e grupos usam suas próprias configurações, existem algumas diretrizes que geralmente muitas ligas e grupos usam em suas partidas.

  • O balanceamento automático é quase universalmente desativado, prevenindo jogadores acidentalmente sendo forçados a entrar em outra equipe. Enquanto isso raramente faz uma diferença dentro de uma partida, na preparação quando as equipes estão entrando no servidor, permite que os jogadores entrem no seu time independente de quantos oponentes estão no servidor.
  • Fatores de sorte, também conhecidos como RNG, como o aumento do dano das balas e críticos aleatórios, também são quase universalmente desativados, para permitir que a vitória vá para a equipe que melhor se empenhou, ao invés de partidas onde potencialmente poderiam ser decididas por um fator não controlável pelo jogador.
  • Enquanto ligas e grupos raramente concordam no que banir, quase todos deles tem algumas armas banidas. Muitas vezes, é devido a arma ser considerada injusta, ou tendo uma vantagem que faz com que ela sera indesejável nos jogos. As vezes, armas são banidas devido a elas serem quase totalmente inúteis, e usá-las seria uma conduta antidesportiva no intuito de um jogo justo. Para uma lista de armas banidas por liga, veja Restrições de itens competitivos.
  • Enquanto algumas ligas não incluem limite de classes, especialmente no Highlander, muitos fazem. Isso é para impedir preparações de equipe não-competitivas, seja por atrasar o jogo inaceitavelmente, ou usando muitas classes de um tipo específico no intuito de zombar do oponente.

Classes

Veja também: Categoria: Classes (competitivo)

As classes em jogos competitivos padrão são utilizadas de maneira diferente do que em partidas casuais, devido ao pequeno tamanho da equipe e a estrutura/coordenação melhorada. A programação padrão, conhecida como "cookie cutter" ou "textbook", é composta de dois Soldiers, dois Scouts, um Demoman, e um Medic. Essa programação oferece a mais alta habilidade de obter mortes ou completar objetivos, ao mesmo tempo em que permite uma jogabilidade e movimento acelerados.

Como tal, qualquer outra classe é considerada como utilidade, usada para desempenhar um papel ou objetivo específico, e não para uso permanente. Isso é conhecido como "offclassing". Alguns deles, como o Heavy e o Engineer, são utilizados para defender um ponto, geralmente o último, em ordem para ter vantagens sobre seus benefícios em uma situação em que suas fraquezas, principalmente o movimento, são diminuídas. Em ocasiões de empate, onde nenhuma equipe tem uma posição vantajosa para avançar, um jogador pode mudar para uma classe Pick, como o Sniper ou o Spy, em ordem para matar um jogador importante na outra equipe, geralmente o Medic, e avançar o combate. Alguns mapas, como Product, cujo design do mapa incentiva potencialmente o uso permanente de uma classe de utilidade, podem fazer com que as equipes não sigam o formato competitivo padrão afim de obter vantagem sobre.

No Highlander, devido ao fato de que cada classe está sempre presente, não existe o offclassing. No entanto, as estratégias de cada classe variam de sua maneira normal de jogo, que nem no 6v6. Como tal, existem páginas individuais na estratégia competitiva de cada classe.

Scout
Leaderboard class scout.png
Soldier
Leaderboard class soldier.png
Pyro
Leaderboard class pyro.png
Demoman
Leaderboard class demoman.png
Heavy
Leaderboard class heavy.png
Engineer
Leaderboard class engineer.png
Medic
Leaderboard class medic.png
Sniper
Leaderboard class sniper.png
Spy
Leaderboard class spy.png

Mapas

Veja também: Categoria: Mapas Competitivos

A maioria dos competitivos 6v6 é feito em mapas com 5 pontos de controle, e no Highlander em mapas de Carga Explosiva. Os mapas mais comuns jogados no 6v6 são Badlands e Process. No Highlander, Upward é o mais popular. No 6v6, o único mapa que não é de 5 pontos de controle ativamente jogado é Product, mas o Highlander tem uma maior distribuição de modos de jogo, desde mapas com 5 pontos de controle com Process e Gullywash até mapas de Ataque/Defesa como Steel, e mapas de Rei do Pedaço como Product e Lakeside

Mapas como Coalplant e Viaduct costumavam ser apresentados de forma mais proeminente no competitivo, sendo eliminados do jogos das ligas, como o Coalplant, ou atualizados por membros da comunidade para uma versão "Pro" do mapa, como o Viaduct tornando-se Product. Entre todas as ligas e os modos de jogos, muitos mapas foram testadas em partidas oficiais, com apenas um punhado sendo popular o suficiente para ver o nível de jogo atual. Da mesma forma, nas primeiras temporadas competitivas, mapas como 2Fort e Dustbowl foram jogados, mas não foram considerados mapas competitivos por um longo tempo, devido à falta de mapeadores profissionais para fazeram novos mapas e serem testados no cenário competitivo.

Organizações e Ligas

Mundial

Norte Americano

Europeu

  • ETF2L (Ligas e Copas de 6v6 e Highlander)

Asiático

Oceania

País específico

Cada uma dessas ligas usam principalmente o formato competitivo padrão, no entanto algumas realizam Highlander, e competições de 4v4.

Organizações de Streaming/Casting

  • teamfortress.tv, BlackOut TV e EVL TV são as organizações ativas que providenciam casts para o cenário competitivo do TF2 na Norte América e na Europa. are the active organizations that provide casts for the competitive TF2 scenes in North America and Europe. Com o primeiro cobrindo ETF2L e ESEA 6v6 enquanto BlackOutTV e EVL TV cobrem o Highlande Euroupeu e Norte Americano, respectivamente.

Fontes

  • Comp.tf (inglês) é uma wiki feita pela comunidade onde tem o principal foco no competitivo do TF2.
  • Playcomp.tf (inglês) é um site para iniciantes que aborda as questões mais comuns sobre como jogar o competitivo no TF2.