Acertos críticos

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Não existem críticos suficientes no mundo que me matem!
O Scout
Critical.png

Acertos críticos, também conhecidos apenas como críticos, são ataques que causam dano extra e têm efeitos sonoros distintos quando disparados e ao acertarem um alvo. Jogadores atingidos pelo ataque terão as palavras "Critical Hit!!!" ("Acerto Crítico") em verde ou "Mini-Crit!" ("Minicrit") em amarelo, respectivamente, acima de suas cabeças. Construções são imunes aos dois tipos.

Acertos críticos podem ser facilmente distinguidos de acertos normais. A maioria das armas corpo a corpo tem uma animação única de ataque, projéteis como foguetes ou stickybombs têm um brilho da cor da equipe e um efeito cintilante, balas têm um rastro da cor da equipe e lança-chamas produzem partículas adicionais da cor da equipe. Esses efeitos visuais são acompanhados de um som elétrico e crepitante ao disparar ou receber um acerto crítico. Acertos críticos do usuário para ele mesmo não causarão dano crítico, mas o efeito sonoro será tocado mesmo assim.

Acertos críticos causam três vezes o dano base da arma e ignoram as modificações da distância e do dano aleatório de disparos normais, embora acertos críticos de armas explosivas ainda sofram com a redução de dano em área.

Como resultado, armas que são normalmente um incômodo a longa distância (como a Metralhadora Giratória) podem se tornar perigosas com críticos ativos. O dano extra é do tipo "crítico" ao invés de combinar com o tipo original da arma, o que significa que não pode ser resistido pela cura normal da Vacinadora ou bônus do Posto de Melhoria — embora isso também permita outras mecânicas de marcar dano crítico especificamente, como o Reforço do Batalhão e a ÜberCarga da Vacinadora, que neutraliza totalmente o dano extra.

Quando um jogador é morto por um acerto crítico, a classe soltará um alto grito que difere das mortes ordinárias de armas não corpo a corpo, a menos que a classe tenha sido despedaçada (nesse caso, eles soltarão um grito "ai" maior do que as mortes explosivas causam). O ícone de morte para um acerto crítico rodeia o ícone da arma com um brilho vermelho.

Acertos críticos e minicrits não são acumulados de nenhuma forma — isso é, atender múltiplas condições para obter um acerto crítico ou um minicrit não causará nada mais que um aumento de dano normal. Como, por exemplo, os críticos de "Vingança" da Justiça Vingadora não causarão dano adicional se o Engineer estiver ÜberCarregado por uma Kritzkrieg, nem um jogador marcado para a morte e coberto de Jarratê sofrerá mais do que minicrits. Isso significa que trabalho em equipe é necessário se vários jogadores têm maneiras de aumentar suas chances de acertos críticos, ou o dano extra será em vão. Se tanto minicrits quanto críticos ocorrerem no mesmo ataque, o acerto crítico substitui o minicrit.

Chance de acerto crítico

Veja também: Dano
Chance de um acerto crítico baseado no dano.

A hipótese de acerto crítico base para armas padrão é de 2%. Isso é modificado por um percentual bônus baseado em quanto dano o jogador acumulou em 20 segundos, que varia de 0% a 0 de dano até 10% a 800 de dano.[1] Por exemplo, se o jogador causou 200 pontos de dano nos últimos 20 segundos, o percentual de bônus adicional é de 2,5% sendo assim a hipótese de acerto crítico total é de 4,5%. Sendo assim, a maior hipótese natural de um acerto crítico alcançável é de 12%.

Armas corpo a corpo são projetadas para garantir acertos críticos com bem mais frequência que as armas de longa distância para encorajar seu uso a curta distância. Suas hipóteses base de um acerto crítico é de 15% — maior do que o alcançável para armas de longa distância com o bônus de dano recente maximizado — seu bônus de dano recente varia de 0% a 45%, significando que um jogador que causou 800 pontos de dano ou mais nos últimos 20 segundos tem uma taxa de acerto crítico de 60%.

Entre essas armas que ativam aleatoriamente, a chance de acertos críticos é diferente baseado no tipo da arma. Armas de um tiro só, como, por exemplo, Escopeta, Revólver, e o Lança-foguetes, determinam a hipótese de acerto crítico a cada tiro. E ainda, todo tiro da Escopeta terá 2% de chance de lançar várias bolinhas críticas, assumindo que nenhum dano foi causado anteriormente. Armas de tiros rápidos, que incluem a Metralhadora Giratória, Arma de Seringas,Lança-chamas e a Pistola, verifica por acertos críticos uma vez por segundo. Com armas como essas, um crítico sucedido resulta em todos os tiros nos próximos dois segundos a serem críticos. Isso somente se aplica as armas ativas; conseguindo dois segundos de acertos críticos na Pistola de uma pessoa não fará com que sua Escopeta dispare críticos durante esse tempo.

Casos especiais

Um Engineer com os Críticos de Vingança da Justiça Vingadora disponíveis.

Há uma ampla variedade de situações que afetam se uma arma pode causar acertos críticos ou não.

Armas que causam críticos tanto aleatórios quanto situacionais

As seguintes armas podem causar críticos garantidos em situações específicas além de serem capazes de causá-los aleatoriamente.

Armas que não causam críticos aleatórios, mas podem causar críticos situacionais

As seguintes armas têm 0% de chance de causar críticos aleatórios em todas as situações, mas ainda podem causar críticos em situações específicas ou se o usuário possui um impulso crítico.

Armas que não causam críticos aleatórios e não ganham críticos situacionais

As seguintes armas têm 0% de chance de causar críticos aleatórios em todas as situações e não têm uma maneira de causar críticos por conta própria, mas ainda podem causar críticos se outro efeito estiver em jogo, tal como a Kritzkrieg.

Armas que não causam críticos de maneira alguma

As seguintes armas não causam críticos de forma alguma. Elas podem, no entanto, causar minicrits se a situação permitir.


Armas isentas

Os seguintes itens não causam críticos ou minicrits de maneira alguma, geralmente por não poderem causar dano. Note que alguns dos itens brilharão mesmo assim quando sob um impulso crítico; simplesmente não haverá qualquer efeito.


Impulsos críticos

Um Lança-foguetes com impulso crítico.

Impulso crítico é um estado em que um jogador tem acertos críticos garantidos com qualquer arma que não é especificamente incapaz de obter acertos críticos. Um impulso de crítico é indicado pelo efeito brilhante da arma do jogador com a cor da sua equipe, com faíscas de eletricidade surgindo e crepitando dela. Isso afeta a maioria das armas que não causam críticos aleatórios normalmente, como a Faca,Rifle de Sniper,Pistoleiro, e a Eyelander, fazendo com que causem ataques críticos durante a duração do impulso; porém, armas que não machucam inimigos (como, por exemplo,Leite Louco,Jarratê,Bonk! Pancada Atômica, ou Criti-cola) não vão ganhar nenhum benefício de críticos. Somente o Avacalhador 5000 está fora dessa regra, sendo que ele causa minicrits ao invés de críticos.

Um impulso de críticos pode ser obtido das seguintes maneiras:

  • Durante o período de Humilhação, é concedido um impulso crítico para a equipe vencedora.
  • Capturar a bandeira no modo de jogo Capture a Bandeira concede a toda a equipe que capturou 10 segundos de impulso crítico. Esse valor pode ser mudado ou desabilitado pelo console do dono do servidor utilizando um comando.
  • Ao matar um inimigo com os Kríticos Garantidos no Boxe, o Heavy receberá um impulso crítico por 5 segundos. Esse impulso crítico não somente se aplica aos Kríticos Garantidos no Boxe, mas sim para todas as armas equipadas.
  • O Flogistinador permite a Pyro se impulsionar com críticos por 10 segundos ao ativar o medidor "Mmmph", mas o impulso crítico somente afeta o Flogistinador (ou qualquer lança-chamas que ele pegue nesse período de 10 segundos).

Primeira Vítima

No Modo Arena, um bônus de 'Primeira Vítima' é concedido ao jogador que obtiver a primeira morte de uma rodada. Consiste em um impulso crítico de 5 segundos.

  • Se jogadores trocarem de arma durante o impulso, a eletricidade em volta da arma desaparecerá, mas os acertos críticos ainda estarão ativos.
  • O bônus de Primeira Vítima conta como uma ÜberCarga para a Conquista do Heavy Soviético Supremo.
  • Obter o bônus de Primeira Vítima como um Scout faz o jogador alcançar a conquista A Primeira Vítima; matar cinco inimigos com o bônus de Primeira Vítima faz o jogador alcançar a conquista A Primeira Vítima - Parte 2.
  • A conquista A Primeira Vítima também pode ser alcançada por um Scout no modo Competitivo, porém, o bônus de críticos não será concedido.

Minicrits

Um Demoman sofrendo minicrits.
Ícone mostrado acima dos alvos "Marcados para a morte", indicando que recebereram dano minicrítico de todas as fontes.
Ícone mostrado no HUD quando o alvo está marcado para a morte, indicando que sofrerão minicrits de todas as fontes.

Minicrits causam um extra de 35% do dano base da arma. Como os acertos críticos normais, eles ignoram a redução de dano a distâncias maiores, mas, diferente dos acertos críticos, eles causam mais dano à curta distância e alastramento aleatório. Acertos críticos completos substituem minicrits. Como acertos críticos completos, o ícone de morte para um acerto minicrit é rodeado com um brilho vermelho em volta da arma ou efeito (como Sangramento) responsável pelos minicrits. Se o jogador estiver sob os efeitos de um bônus de minicrits (como a Estandarte de Encorajamento ou o Sandviche de Bife de Búfalo) ou a vítima está sob um efeito negativo de minicrit (assim como ser coberto de Jarratê ou marcado para a morte), todas as provocações de morte também causaram minicrits. minicrits não acionam as falas de morte por críticos das vítimas, ao contrário de acertos críticos completos.

Atualmente há nove maneiras de um jogador causar minicrits constantemente em outros jogadores:

Também há atualmente quatro efeitos que forçam um jogador em particular sofrer minicrits de todo dano recebido:

  • Ser marcado pelo Leque d'Guerra.
  • Ser um Engineer que está carregando uma construção com a Telescopeta equipada, ou caso já tenha feito isso pelos últimos três segundos.
  • Ser coberto de Jarratê.
  • Ser um Soldier com o Plano de Fuga ativo ou o tinha ativo nos últimos 3 segundos.

Finalmente, há quatro maneiras de conseguir minicrits que requerem que tanto o atacante quanto o alvo esteja em uma situação particular:

Impulso de minicrits

Um impulso de minicrits é o estado de ter todo o dano sendo causado transformados em dano minicrit. Atualmente, isso é atingível enquanto sob os efeitos da Criti-cola, um bônus ativo do Estandarte de Encorajamento, ativando o medidor "CRICKEY" da Carabina do Carrasco e enquanto sob os efeitos do Sandviche de Bife de Búfalo. Quando um jogador é impulsionado com minicrits do Estandarte de Encorajamento, a sua arma ativa brilha um amarelo fraco no RED ou um azul esverdeado no BLU enquanto o mesmo efeito de partículas rodeia os pés dos jogadores, e o texto "Mini Crit!" aparece acima da barra de vida deles. Ser impulsionado com minicrits pela Criti-cola se parecerá mais com um impulso normal de críticos, mas a arma terá um brilho mais claro.

Todos os métodos de dano, incluindo queimação e Sentinelas, só causam minicrits quando o jogador causando dano é impulsionado. Exemplo: Se um jogador perde o impulso após disparar um projétil e enquanto o projétil estiver no ar, o mesmo perderá seu estado de minicrit. Inversamente, após Pyro incendiar vários jogadores, retornar ao impulso de minicrits transformará imediatamente qualquer dano de queimação em minicrits. Sentinelas só causam minicrits enquanto o Engineer estiver impulsionado com minicrits.

Conquistas relacionadas

Leaderboard class scout.png Scout

A Primeira Vítima
A Primeira Vítima
Cause a primeira morte em uma partida do modo Arenaou Competitivo.
A Primeira Vítima - Parte 2
A Primeira Vítima - Parte 2
Mate 5 inimigos com o bônus de crítico de primeira vítima em uma partida do modo Arena.

Leaderboard class soldier.png Soldier

Vai Soltar Crítico Assim na PQP
Vai Soltar Crítico Assim na PQP
Atire dois foguetes críticos aleatórios em sequência.
Efeito Trilateral
Efeito Trilateral
Mate 3 inimigos com um único foguete crítico.

Leaderboard class pyro.png Pyro

Foguete em Chamas
Foguete em Chamas
Mate um Soldier com um foguete crítico refletido.

Leaderboard class demoman.png Demoman

Manda Ver, Escocês!
Manda Ver, Escocês!
Mate 5 jogadores inimigos com uma espadada crítica.

Leaderboard class heavy.png Heavy

Mãonifesto Comunista
Mãonifesto Comunista
Mate um inimigo com um soco crítico.
Os Críticos Não Me Derrubarão
Os Críticos Não Me Derrubarão
Sobreviva a um acerto direto de um foguete crítico.

Leaderboard class engineer.png Engineer

Vingangenharia
Vingangenharia
Use um crítico de vingança para matar um jogador inimigo que destruiu a sua Sentinela.
Imperdoável
Imperdoável
Mate 3 inimigos com críticos de vingança sem morrer.

Leaderboard class medic.png Medic

Triagem
Triagem
Solte uma ÜberCarga em um aliado menos de um segundo antes dele ser atingido por um explosivo crítico.

Backpack Full Head Of Steam.png Conquistas de Foundry

Cama de Gato
Cama de Gato
Mate com um crítico um inimigo que está capturando um ponto de controle.

Mvm navicon.png Mann vs. Machievements

Erro Krítico
Erro Krítico
Use um cantil carregado com 'Bônus de Crítico' para destruir um robô gigante.

Histórico de atualizações

Atualização de 20 de dezembro de 2007
  • Corrigidos traços de balas críticas sendo somente visíveis para o atirador

Atualização de 14 de fevereiro de 2008

  • Adicionado um pequeno atraso (200 ms) antes que um Sniper mirando pudesse atirar e conseguir um dano crítico

Atualização de 6 de março de 2008

  • Corrigido modificador de críticos para armas explosivas (foguetes, granadas) aumentando chances de críticos mais do que o esperado

Atualização de 24 de fevereiro de 2009 (Atualização do Scout)

  • Adicionados efeitos de ativação/desativação de impulsos críticos.

Atualização de 14 de julho de 2009

  • Corrigido minicrits resultando em dano reduzido para armas à curta distância

Atualização de 21 de julho de 2009 (Xbox)

  • Adicionada opção para ativar acertos críticos.

Atualização de 30 de setembro de 2010 (Atualização da Mannconomia)

  • [Não documentado] A Justiça Vingadora agora funciona corretamente com bônus de críticos.

Atualização de 19 de outubro de 2010

  • Corrigida a Santo Carapau ativando o evento primeira vítima no modo Arena

Atualização de 10 de janeiro de 2011

  • Corrigidos os punhos do Heavy não reproduzindo a animação do golpe crítico.

Atualização de 7 de fevereiro de 2011

  • O Espetinho de Sol foi mudado para sempre causar minicrits contra inimigos em chamas se o ataque já não for crítico.

Atualização de 22 de fevereiro de 2011

  • [Não documentado] Vários efeitos de partículas, incluindo foguetes críticos, granadas e stickies, foram alteradas para aparecerem mais brilhante. Essas mudanças não se aplicam à usuários de placas de vídeo ATi e alguns outros.

Atualização de 11 de março de 2011

  • Corrigida string no contador de críticos de vingança não estar sendo localizada corretamente.

Atualização de 14 de abril de 2011 (Atualização Sem Chapéu)

Atualização de 15 de abril de 2011

  • Substituido atributo de -25% de dano por sem-crits nas seguintes armas:
    • Eyelander
    • Pistoleiro
    • Hospitalidade do Sul
    • Corta-cabeças do Carente de Cavalo e Cabeça
    • Tora de Ullapool
    • Claidheamh Mòr

Atualização de 28 de junho de 2011

  • Corrigido um caso onde efeitos de Impulso Crítico eram removidos do jogador por serem curados.
  • Corrigido um problema com o Impulso Critico do primeira vítima do modo Arena não se removendo no momento correto.

Atualização de 2 de fevereiro de 2012

  • Correção de um travamento do servidor causado pelo Soco Festivo causando acertos críticos em objetos físicos.

Atualização de 27 de abril de 2012

  • [Não documentado] Bombas adesivas e granadas agora possuem uma aura da cor da equipe respectivo e também rapidamente brilham com um efeito de partícula de um projétil crítico. A aura em bombas adesivas não-críticas desaparece após um curto tempo.

Atualização de 21 de dezembro de 2012

  • Corrigida uma regressão com o cálculo de dano minicrit.

Atualização de 8 de janeiro de 2013

  • Corrigida uma regressão em que minicrits eram afetados pela redução de dano em função da distância.

Atualização de 7 de janeiro de 2015

Atualização de 11 de fevereiro de 2015 nº 1

Atualização de 12 de março de 2015

  • Corrigido uma falha relacionada ao Pistoleiro, que acertando três vezes um aliado garantia um acerto crítico.
  • Corrigido não poder ativar o bônus do Flogistinador usando disparo-alt quando a munição é menor que a de uma rajada de ar.

Bugs

  • A vasta maioria de efeitos e conquistas é incapaz de diferenciar entre um acerto crítico e um minicrit; como resultado, tratam todos os minicrits como críticos. Isso faz com que seja possível desbloquear a maioria das conquistas baseadas em críticos usando apenas minicrits.
  • O texto "Mini Crit!" ainda é mostrado quando texto de combate é habilitado se um aliado te ajudar com minicrits ao invés de mostrar o dano causado.
  • Ocasionalmente, ao morrer quando sob um impulso crítico, o efeito da partícula ainda aparecerá e o efeito sonoro ainda tocará, mesmo não causando nenhum acerto crítico.
    • O bug do efeito sonoro pode ser consertado digitando snd_restart no console.
  • Algumas vezes, ao disparar um tiro que é crítico, o som respectivo para acertos críticos não tocará. Isso só afeta acertos críticos aleatórios.
    • O contrário também pode acontecer, no efeito sonoro de acerto crítico toca, mas o dano não é crítico.

Curiosidades

  • Indicadores de crítico ainda são exibidos mesmo se a vítima está ÜberCarregada e não sofre dano.
  • Mesmo quando um Spy finge sua morte com a Cópia Mortal, o efeito de texto bônus "Critical Hit!!!" seguirá o Spy invisível normalmente, revelando sua posição.

Galeria

Referências