Well

From Team Fortress Wiki
Jump to: navigation, search
Well (Control Point)
TF2 Well Map.jpg
Informações básicas
Tipo de mapa Pontos de Controle
Nome do arquivo: cp_well
Desenvolvedor(es): Valve
Informações do mapa
Ambiente: Industrial
Clima: Luz do dia, ensolarado
Águas profundas: Sim
Perigos: Trains
Itens do mapa
Healthico.png Kits médicos: Smallhealth.png ×6   •   Mediumhealth.png ×5
Ammoico.png Caixas de munição: Smallammo.png ×6   •   Mediumammo.png ×11
Imagens do mapa
Menu photos cp well.png
Vista aérea
Well (Control Point) overview.png
Well tem múltiplas variações, incluindo Arena e Capture a Bandeira.

Well (Poço) é um mapa padrão de Ponto de Controle. Há três prédios, dos quais o primeiro e o último abrigam 2 pontos de controle. O segundo prédio abriga um ponto de controle neutro. O mapa é simétrico dos dois lados do prédio central.

Objetivo: Em Well, você deve capturar todos os 5 pontos de controle para vencer a rodada. Cada time começa com 2 pontos de controle próximos um do outro e 1 ponto de controle neutro no meio do mapa.

Não se esqueça de que igual a todos os outros mapas padrões de ponto de controle, como Granary, somente os 2 pontos de controle mais próximos um do outro podem ser capturados pelo time inimigo. Todos os outros pontos têm um símbolo de um cadeado sobre eles na HUD e não podem ser tomados por nenhum dos dois lados.

Há 6 trilhos de trem - 2 em cada pátio e 2 atravessando o prédio neutro. Somente os 2 no prédio central têm de fato trens transitando por eles: num período aleatório de mais ou menos 5 minutos, um trem atravessa o trilho e mata instantaneamente qualquer jogador com o qual ele colida.

O Well de TF2 muda drasticamente da versão do TFC, mas mantém as duas bases, as portas do Sniper e o prédio central.

Vídeo de Introdução

Localizações

Pontos de Controle 1 & 5

Último ponto.

Pontos de Controle 1 & 5 (mais comumente conhecidos como '1' and '5') são os pontos mais próximos do respawn de cada time. No começo do mapa eles pertencem ao time que está no respawn mais próximo. A plataforma e a sala no qual ele está seria a sala da inteligência da versão original de Well do Team Fortress original. Esses pontos têm um tempo de captura curto.

  • Pontos de Controle: Os pontos de controle ficam numa plataforma circular elevada numa sala grande, e atrás deles fica o respawn mais recuado do time que corresponde àquele ponto de captura.
  • Saídas: A sala grande dentro da qual o ponto está localizado tem duas saídas em cada lado da parede oposta ao respawn. Quase diretamente acima dessas duas saídas estão outras duas saídas (uma de cada lado) que rapidamente se juntam e levam a uma área que dá uma visão geral dos pontos 2 e 4.
  • Passarelas: Ao redor da sala estão as passarelas, que correm ao longo das paredes no segundo andar. Elas começam da sala de comando que tem uma visão aérea do ponto e dá toda uma volta pela parede até uma área atrás do ponto e a uma varanda sobre o ponto.
  • Sala de Comando: A sala de comando é a sala de onde desembocam as entradas das passarelas. Ela contém vários computadores e uma janela grande que funciona como ponto de vantagem para a sala do ponto de controle.

Pontos de Controle 2 & 4

Segundo ponto.

Ponto de Controle 2 & 4 (mais conhecidos por '2' e '4') são os penúltimos pontos de controle mais próximos do respawn de cada time e se localizam dentro do vestíbulo inferior, no prédio do time correspondente. É acessível pelos dois lados (esquerda e direita), sendo os outros dois lados uma parede e uma janela de vidro à prova de balas. Estes pontos têm um tempo de captura regular.

  • Vestíbulo Interno: Ao lado do primeiro spawn avançado e por trás do ponto de controle está o Vestíbulo Inferior. Ele tem duas entradas para a sala do ponto final e um lance de escadas que levam a uma plataforma que circunda a área. Ambos os lados da plataforma dão para as sacadas.
  • Terceiro Andar: O terceiro andar é o ponto mais alto do prédio, tendo um buraco no meio que cai para o vestíbulo interno. É acessada a partir das sacadas e tem uma entrada para a sala de comando.
  • Portas Giratórias: Há duas entradas para a base principal de cada time, que são chamadas de portas giratórias. Elas são as únicas entradas para o prédio principal e seu acesso é feito nos lados extremos do complexo.
  • Sala do Poço: A sala do poço é a sala entre as portas giratórias; nela, há um cano que cai numa passagem subaquática.
  • Sacadas: As sacadas (ou ameias) ficam no segundo andar da base e têm janelas que dão uma visão aérea das áreas do pátio. Há quatro saídas, duas delas para o vestíbulo interno, uma para a sala do poço e outra que leva para o elevado suspenso do terceiro andar, em cima do vestíbulo interno.
  • Pátio: Fica do lado de fora das portas giratórias e entre os prédios principais e o prédio do ponto de controle. O pátio tem dois trenzinhos, a passagem subaquática e duas entradas para o prédio ponto de controle central.

Ponto de Controle 3

Ponto do meio.

Trata-se, indiscutivelmente, do ponto mais difícil de capturar e é onde acontece a maior parte da ação no mapa.

  • Sala da Água: A passagem subaquática no pátio leva a uma sala aberta conectada diretamente ao interior do prédio neutro, cuja saída fica embaixo do ponto.
  • Entradas: Há duas entradas laterais no térreo, à esquerda e à direita do ponto. As entradas laterais dos dois times são separadas por um vagão de trem. É preciso cautela para usar essas entradas, já que trens costumam atravessá-la regularmente.
  • Ponte (Ponto): O ponto em si fica sobre uma ponte por cima dos trilhos, que é acessada por quatro plataformas - uma vindo de cada canto da sala. A plataforma liga as paredes mais próximas da base inimiga de cada time, e há uma pequena abertura na parede em cada uma das pontas da plataforma, que leva às Sacadas.
  • Trilhos de Trem: Ao longo do térreo do prédio central ficam dois trilhos de trem que atravessam as Entradas. Cuidado com os trens que atravessam frequentemente esses trilhos.
  • Sacadas: Ficam de frente para o ponto central, com visão aérea do pátio do spawn, e é um ponto comum para Snipers e Soldiers para eliminar inimigos com segurança.


Estratégia

Ver Estratégia de Well (CP) da Comunidade

Tempo de Captura

Pontos de Controle Multiplicador Segundos
Pontos de Controle 1 e 5 ×1
2 ,000
×2
1 ,333
×3
1 ,091
×4
0 ,960
Pontos de Controle 2 e 4 ×1
12 ,000
×2
8 ,000
×3
6 ,545
×4
5 ,760
Pontos de Controle 3 ×1
24 ,000
×2
16 ,000
×3
13 ,90.999999999999
×4
11 ,520


Achievments Relacionados

Achieved.png General

Limpeza com Presteza
Limpeza com Presteza
Ganhe em Well em 5 minutos ou menos.


Volta ao Mundo
Volta ao Mundo
Jogue uma partida completa em 2Fort, Dustbowl, Granary, Gravel Pit, Hydro e Well (CP).


Leaderboard class scout.png Scout

Substituição Relâmpago
Substituição Relâmpago
Mate um jogador em Well antes do round começar.

Histórico de Atualizações

Atualização de 7 de janeiro de 2008

  • Aumento da contagem de tempo da rodada inicial para 10 minutos em Well.
  • Conserto de jogadores bloqueando as portas em Well.
  • Conserto de construção do Engineer em áreas com exploit nos últimos pontos de captura em Well.

Atualização de 14 de fevereiro de 2008

  • Adição de ctf_well ao arquivo padrão mapcycle.txt.
  • Adição de ctf_well ao arquivo padrão motd.txt.

Atualização de 19 de junho de 2008 (Atualização do Pyro)

  • Adição de uma rota do vestíbulo central avançado subindo até a sacada.
  • Redistribuição de health e munição pelas bases.

Atualização de 29 de julho de 2008

  • Conserto de vários exploits e problemas de Desempenho em CP_Well.

Atualização de 14 de abril de 2011 (Atualização Hatless)

  • A sala de spawn do segundo ponto de captura para cada time é agora uma porta de um caminho só (somente saída).

Curiosidades

  • Well é um dos mapas desenhados depois de mapas existentes de Team Fortress Classic, sendo os outros 2Fort, Dustbowl e Badlands. A versão original era bem diferente, tendo a versão atual mais ênfase em uma estação de trem que de fato em qualquer poço.
  • De acordo com o Map of Mann's Land, Well (chamado de The Well, ou O Poço) fica a sudoeste de Gravel Pit. Um mar de cascalhos (chamado de O Mar de Cascalhos no mapa) fica ao norte.
  • O começo do curta "Meet the Scout", se passa nesse mapa.

Ver Também